Brand-News Publicidade 1200x90
21/03/2022 às 15h32min - Atualizada em 21/03/2022 às 15h32min

No centenário de Odette Eid, Santo Antônio do Pinhal ganha museu a céu aberto

FONTE: Cristina Aguilera - Mídia Brazil - FOTO: Odette Eid. Foto Prefeitura de Santo Antonio do Pinhal
Obra São Francisco (1986)
Emoldurada por picos e cachoeiras, a turística cidade de Santo Antônio do Pinhal é o cenário perfeito para abrigar 16 obras da artista, que ganha roteiro exclusivo
 
Nem toda arte precisa de moldura e espaço fechado. Prova disso é o Museu a Céu Aberto Odette Eid, que leva o nome da escultora de fama internacional que colecionou prêmios e exposições ao longo da vida e ao redor do mundo.
 
Localizado em Santo Antônio do Pinhal (SP), o museu foi idealizado para a comemoração do centenário da artista libanesa, que morreu em 2019, aos 97 anos. Radicada no Brasil, Odette Eid deixa suas esculturas em exposição permanente nas praças, fontes, mirantes, igrejas, estação de trem e outros locais públicos da cidade, que tem como cenário a típica paisagem da Serra da Mantiqueira. 
 
Compõem o acervo do museu obras doadas à cidade pelos filhos da escultora e que antes estavam instaladas no sítio da família. “Em vida, Odette criou suas obras no Ateliê Amarilis, à avenida de mesmo nome em São Paulo, e no Ateliê Riacho Doce, em seu sítio, as margens do Riacho do Pico Agudo. A doação acontece como tributo a Santo Antônio do Pinhal, sua segunda casa, seu segundo ateliê, e fonte das muitas inspirações ligadas à natureza”, disse uma das filhas. 
 
Instaladas na cidade, as 16 esculturas formam um roteiro cultural que pode ser conhecido a pé. Obras marcantes, feitas em bronze, retratam as temáticas preferidas de Odete Eid: o feminino, família, maternidade, dança, anjos, santos, animais entre outros. O acervo terá placas e QR codes que redirecionam a um link com detalhes sobre as obras, o roteiro, a artista e os diversos ateliês da cidade.
 
De acordo com o Secretário Municipal de Turismo de Santo Antônio do Pinhal, Fábio Santos, a exposição permanente Museu a Céu Aberto Odette Eid ganhará um roteiro exclusivo que será transformado em Mapa Cultural integrando todos os artistas da cidade, famosa por abrigar grandes nomes da arte e do design internacional. “A nossa ideia sempre foi integrar os artistas locais, e Odette Eid será o ícone para essa integração nesse guia que será distribuído ao público”, contou.
 
SERVIÇO:
Museu a Céu Aberto Odette Eid
Local: Praça do Artesão (Av. Min. Nelson Hungria, 170, Santo Antônio do Pinhal - SP)

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.