21/03/2022 às 15h29min - Atualizada em 21/03/2022 às 15h29min

O ronco é um problema na sua vida?

FONTE: Patrícia Cancian Cagnani - FOTO: Marcela Vaiso
 N
Ronco é o ruído produzido durante o sono pelo estreitamento ou relaxamento da musculatura das vias aéreas superiores. Vários fatores contribuem para a sua manifestação, como: condições anatômicas, idade, peso, alimentação, posição ao dormir, ingestão de bebidas alcóolicas, medicamentos, entre outros.    
Muitas vezes o ronco está associado à redução ou parada do fluxo respiratório, a chamada Apneia Obstrutiva do Sono (AOS), que é uma doença muito comum, atingindo cerca de 33% da população adulta brasileira, com possíveis consequências importantes na saúde física e mental, como aumento do risco de doenças cardíacas e AVC.
O ronco também impacta a qualidade do sono de quem dorme no mesmo ambiente da pessoa que ronca, podendo gerar insônia, sono não reparador e cansaço diurno, além de afetar a vida conjugal e social.
Uma vez que o ronco e apneia apresentam causas variadas, seu tratamento também não é feito de forma única, sendo personalizado para cada caso. Vários são os profissionais que atuam na área dos distúrbios do sono.
A Terapia Miofuncional Orofacial (TMO), realizada pelo fonoaudiólogo, é um dos tratamentos propostos e pode ser empregada isoladamente ou associada a outros. Esta terapia tem como objetivo reorganizar e reequilibrar a musculatura orofaríngea (garganta e áreas associadas) e suas funções.
 
Dormir bem é fundamental para uma boa qualidade de vida. Em todas as fases da vida, cuide do seu sono!
 
NOTA - No site http://www.semanadosono.com.br há muitas informações e atividades, todas online, relacionadas à Semana do Sono (18 a 24 de março), tanto para a população como para os profissionais.
 
 
Por Patricia Cancian Cagnani - Fonoaudióloga certificada em Sono pela Associação Brasileira do Sono

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp