v Como parte das ações anunciadas para comemorar seu centenário, a Lupo, marca referência no mercado têxtil brasileiro, irá inaugurar neste sábado, 19, um novo espaço cultural na cidade de Araraquara (SP). Denominado Espaço Lupo, o ambiente de 750m² contará com uma exposição interativa, um Centro de Memórias com documentos e fotos históricas, além de um auditório, onde serão realizadas exposições temporárias, palestras, eventos externos e internos, como recepções aos novos funcionários da empresa e aos visitantes.
“A Lupo sempre teve sua história muito atrelada à cidade de Araraquara, onde fica nossa sede até hoje. Por isso, grande parte dos nossos registros e acervos contam também a história do desenvolvimento da cidade e é isso que quisemos deixar acessível aos moradores de Araraquara e aos visitantes no nosso Centro de Memória, que é o coração do Espaço Lupo”, explica Liliana Aufiero, Diretora Presidente da Lupo e neta do fundador da empresa, Henrique Lupo.
Segundo a empresa, o centro cultural foi idealizado no final de 2017 por descendentes de Henrique Lupo, que pensaram em organizar a memória da família e da fábrica reunindo e informatizando inúmeros documentos e fotografias que fazem parte do acervo da Lupo e que, até então, estavam apenas armazenados em arquivo físico. Desta ideia nasceu, mais tarde, um projeto maior, o Espaço Lupo, planejado cuidadosamente por uma equipe de renome formada pelo escritório de arquitetura MMBB, de Marta Moreira e Milton Braga, pela doutora em história social Simona Misan e pelo especialista em mostras artísticas, o arquiteto Marcus Vinicius Santos.
No Espaço Lupo, que está localizado logo na entrada do complexo fabril, os conteúdos serão apresentados de forma lúdica e tecnológica. Diferentes instalações, como uma meia de 100 metros, vídeo wall com campanhas memoráveis da marca, máquinas de tecelagem históricas e um painel irão abordar alguns marcos da trajetória da Lupo desde sua fundação, em 1921. Já no Centro de Memória, será possível ver uma linha do tempo com a história completa da empresa e da família Lupo e um arquivo deslizante, que guarda toda memória desses mais de 100 anos em arquivos físicos.
Com mais esse projeto inovador, a Lupo pretende se conectar cada vez mais com o público, trazendo um novo espaço também para abordar questões ligadas ao vestuário íntimo, moda, comportamento, tendências do setor e tecnologia. Atenta a tudo isso, a Lupo espera que o espaço seja um ponto de referência para unir os 100 anos de história e estimular a criação dos próximos 100.