16/03/2022 às 15h41min - Atualizada em 16/03/2022 às 15h41min

Museu Mazzaropi é reaberto ao público

FONTE E FOTO: AD Comunicação & Marketing
C 
Localizado em Taubaté, espaço reúne acervo sobre trajetória do ator e cineasta Amácio Mazzaropi
 
O ator, cineasta e humorista Amácio Mazzaropi é uma figura importante na história do cinema brasileiro. Além de atuar e eternizar personagens marcantes - como Jeca Tatu, criado por Monteiro Lobato -, o artista teve sua própria produtora. Batizada de PAM Filmes, a companhia ocupava um terreno de 160 mil m² na cidade de Taubaté (SP). Hoje, o espaço é lar de atrações como o Hotel Fazenda Mazzaropi, a Cachaçaria Mazzaropi e o Museu Mazzaropi, que reabre suas portas ao público após passar um período fechado por conta da pandemia de Covid-19.
 
Fundado em 1992, o museu reúne um acervo completo sobre a vida de Amácio, que estrelou filmes como “Jeca Tatu”, “Chofer de Praça” e “Um Caipira em Bariloche”. São mais de 20 mil itens, que variam desde fotos até documentos, móveis e objetos usados nas gravações. Além disso, os visitantes podem ver de perto alguns dos equipamentos que a PAM Filmes usava para desenvolver suas produções entre 1950 e 1980.
 
Na exposição permanente “Mazzaropi, o Brasil e a Felicidade”, por exemplo, é possível ver como Mazzaropi viu o Brasil mudar, principalmente por conta da transformação de São Paulo em uma grande metrópole. A experiência reúne música, arte, ciência e objetos cenográficos.
 
O local também conta com um anfiteatro para 350 pessoas, que recebe eventos como o Festival de Cinema e a Semana Mazzaropi. Além disso, os visitantes podem aproveitar o passeio para conhecer o Empório Mazzaropi, que tem filmes e livros do artista.
 
FUNCIONAMENTO E REGRAS SANITÁRIAS - Enquanto estava fechado, o Museu Mazzaropi passou por uma série de atualizações para receber os visitantes da forma mais segura possível. As instalações receberam os equipamentos necessários para prevenir a disseminação da Covid-19, enquanto os colaboradores realizaram treinamentos especiais comandados por uma consultoria especializada em vigilância sanitária.
Atualmente, o complexo está aberto ao público aos sábados e domingos, das 8h30 às 12h30. Já os tours especiais para grupos são realizados durante a semana e aos finais de semana, mas precisam ser agendados com, no mínimo, 10 dias de antecedência. As reservas podem ser feitas no telefone (12) 3634-3446 ou e-mail comunicacao@museumazzaropi.org.br.
O passeio pelo local dura, em média, uma hora. Vale a pena destacar que o uso de máscara é obrigatório em todas as áreas internas do museu.
 
SERVIÇO:
Museu Mazzaropi
Endereço: Estrada Amácio Mazzaropi, 249 - Itaim - Taubaté (SP)
Telefone: (12) 3634-3446
Ingressos: R$ 11 (inteira) e R$ 6 (meia entrada para estudantes, professores, idosos acima dos 60 anos e pessoas com deficiência).
 
Mais informações podem ser obtidas em https://www.museumazzaropi.org.br/.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp