Brand-News Publicidade 1200x90
14/03/2022 às 15h53min - Atualizada em 14/03/2022 às 15h53min

Parque José Affonso Junqueira: muito trabalho e esforço transformaram o lamaçal no belo parque de hoje

FONTE: Roberto Tereziano - FOTOS: Autor desconhecido / Brand-News
c 
Quem passa pelo Parque José Affonso Junqueira, com toda sua beleza vegetal, não tem ideia de quanto trabalho foi preciso para elaborá-lo.
Toda a área central da cidade, e especialmente a região onde está o parque, era um grande brejo.
Foi com grande esforço que os ex-prefeitos David Otoni e Juscelino Barbosa conseguiram aterrar todo o lamaçal para formar o jardim. Não havia caminhões, foram milhares de carroças de terra vindas da serra do Selado e também do morro do Itororó.
Centenas de troncos de eucalipto foram fincados no chão para que servissem de estacas. Dando estabilidade ao solo, o aterro foi feito, mas, a terra era formada por bauxita, não tendo nada de nutrientes que propiciassem a vegetação. Muitas casas e até um hotel foram construídos naquela aridez chamada largo Senador Godoi.
Outro ex-prefeito, João Benedito, construiu reservatórios de água no alto do morro de Santa Cruz e conseguiu bombear água rica em nutrientes, para tais caixas d’água. Depois trazia através de muitos metros de canos, água para o local onde seriam revegetadas.

Uma espessa camada de terra fértil foi colocada sobre toda a área, que era diariamente regada com aquela água cheia de nutrientes. Só assim foi possível plantar árvores e outras vegetações que embelezam o Parque José Affonso Junqueira.
Depois vieram os projetos paisagísticos, a fonte e o pergolado do parque encantado. Enfim, nasceu o jardim do Palace Hotel e do Palace Casino.
O parque hoje presta homenagem ao Capitão José Affonso Junqueira, um dos filhos do fundador da cidade, Coronel Agostinho Junqueira e de Isaura Claudiana Affonso Junqueira. Era proprietário da fazenda Espírito Santo, político e grande cafeicultor que muito contribuiu para o desenvolvimento de Poços de Caldas.
 
“Vem aí os 150 anos de Poços de Caldas”.
 
Por Roberto Tereziano - Jornalista
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.