Brand-News Publicidade 1200x90
14/03/2022 às 14h59min - Atualizada em 14/03/2022 às 14h59min

Imposto de renda: veículos usados que foram vendidos com lucro podem estar com pendências no fisco

FONTE E FOTO:  Ideal H+K Strategies 
c 
Proprietários precisam informar a Receita Federal e pagar a tributação referente ao ganho de capital
 
Com o mercado aquecido e com uma valorização média de 30% no valor dos veículos usados, muitas pessoas estão vendendo seus automóveis e obtendo lucros com as transações financeiras. Porém, isso deve ser informado à Receita Federal num período de 30 dias.
De acordo com o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Pitágoras, Ricardo Salles, o proprietário que não realizar a declaração nesse período com o ganho de lucro terá que realizar a declaração posteriormente e recolher o valor com juros e correção monetária.
“Ao declarar o Imposto de Renda, o valor referente à venda de automóveis deve ser informado. A Receita Federal disponibiliza em seu site o Programa Ganho de Capital, em que seu preenchimento vai ajudar quando chegar o período de declaração, além de emitir a guia de pagamento para o fisco”, explica o docente.
Ricardo destaca que as transferências de bens com valores superiores a R$ 35 mil onde se registra lucro poderá ter uma tributação de 15%. A declaração do Imposto de Renda também deve contar com as informações, mesmo se o proprietário já tiver informado a negociação via plataforma Ganho de Capital.
“As informações que deverão compor a declaração e a maneira de informar sobre a negociação é bastante simples, sendo necessário apenas exportar do programa de Ganho de Capital a ficha GCAP e importar pelo programa da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2022. Caso o contribuinte tenha deixado de incluir algum dado é possível fazer a retificação”, informa.
 
A declaração do Imposto de Renda começou no último dia 07 de março e o prazo final para entregar os dados é o dia 29 de abril. Para quem perder o prazo, a multa de atraso das declarações será de 1% a 20% sobre o imposto devido, tendo o valor mínimo de R$ 165,74.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.