07/03/2022 às 15h04min - Atualizada em 07/03/2022 às 15h04min

Varginha foi beneficiada em edital e terá um cineclube outdoor

FONTE E FOTOS: Marina Azze - marinazze@gmail.com
c 
O ano começou com muitas comemorações para MAZ ASSOCIAÇÃO ARTÍSTICA, em Varginha (MG). Além do retorno das atividades presenciais, depois de dois anos funcionando somente virtualmente, a MAZ acaba de ser contemplada entre os 10 de 234 projetos para conseguir o apoio do Instituto Dona Nenem BRZ na construção da sede de seu Cine Club Cinemaz, que estreia ainda este ano. 
 
O cineclube é um espaço democrático, político, sem fins lucrativos, que contribui na formação de público, porque não só estimula as pessoas a assistirem a obras audiovisuais, como também promove rodas de discussões. As obras exibidas ainda colocam o espectador em contato com diferentes cinematografias, narrativas, estéticas e culturas.
 
"Desde que as atividades cinematográficas da MAZ começaram, cursos, filmes, festivais, vimos que seria imprescindível investirmos em um cineclube, porque precisamos aguçar e apurar o olhar do público sul mineiro acostumado somente a filmes comerciais pelas poucas salas existentes na região. Se quisermos estabelecer confecções entre o cinema independente e o público, é urgente que este público comece a ter acesso a grandes e diversas cinematografias, com uma boa rodada de conversa ao final da exibição, a fim de uma ilimitada interpretação da história contada na grande tela. Tudo isso gratuitamente. Um momento de diversão e reflexão a fim de construirmos juntos, após a experiência da exibição e da participação nos debates, públicos mais ativos e não apenas passivos, como temos visto nas salas comerciais. Nosso objetivo é que o cinema abra novos pontos de vista, transforme comportamentos e levante pra discussão temas importantes para a construção de uma sociedade mais harmônica”, relata Marina Azze, presidente da MAZ.
 
"Fazemos cinema, fazemos festivais e cursos, mas nos faltava uma sede própria para que possamos exibir filmes históricos esquecidos pelas novas gerações, filmes atuais que não frequentam as salas comerciais e filmes curtos de diferentes linguagens que acabam circulando pouco em nosso estado, devido a poucas sedes. O apoio do Instituto Dona Nenem BRZ em mais um projeto nosso (ano passado produzimos um festival internacional juntos) trouxe a certeza que nosso Cineclube deixará de ser um sonho e em poucos meses será nossa realidade. Um objetivo que alcançaremos juntos na busca de transformarmos Varginha num polo cinematográfico", disse Vitória Raciane, vice-presidente da MAZ.
 
Quem cuidará da programação do Cinemaz são os cineastas Lucas Marques, Marcelo Silva e Vick Kings. "Estamos pensando em trazermos conteúdos essenciais para a compreensão da linguagem cinematográfica, grandes cineastas, filmes clássicos a contemporâneos, ficção, documentários, animação. O Cinemaz estreará com programações semanais além de abrigar futuramente festivais e cursos de cinema", explicou Lucas.
 
"Nosso cineclube trará uma nova forma de assistir cinema. Um cinema outdoor, onde o público sentará no palco do teatro varanda da Associação, de frente para uma horta orgânica, onde as pessoas verão filmes que pintarão uma tela de quase 10 metros e terão a vivência de um som perfeito e limpo, captado através do som de fones de ouvido wireless”, completou Marcelo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp