Brand-News Publicidade 1200x90
21/02/2022 às 15h19min - Atualizada em 21/02/2022 às 15h19min

Avenida Paulista recebe painéis com obras de Portinari

FONTE E FOTO: Agência Brasil
“Descobrimento do Brasil”, obra de Portinari
c 
No domingo (20), foram instalados na Avenida Paulista, em São Paulo (SP), 26 painéis com reproduções da obra do pintor Candido Portinari. A exposição a céu aberto é um convite para o MIS Experience Portinari para Todos, que estreia em março no Museu da Imagem e do Som (MIS).
As telas, que têm a dimensão de 1,5m de largura por 2m de altura, ocupam o canteiro central de toda a avenida, entre a Praça Oswaldo Cruz e a Rua Haddock Lobo. A instalação foi aprovada pela Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU).
 
As exposições no MIS são conhecidas por permitirem experiências imersas e sensoriais. "A gente trabalha com tecnologia inovadora. Nós trabalhamos com recursos técnicos que permitem, por exemplo, que a gente reproduza as obras de Portinari em grandes dimensões", disse Marcos Mendonça, diretor geral do MIS. Foi utilizada uma tecnologia de projeção em alta resolução.
 
RESOLUÇÃO FANTÁSTICA -  Ele afirmou que muitas das obras de Portinari são murais ou não podem ser transportadas pelo tamanho. "Vamos propiciar ao público o acesso a essas obras num nível de resolução fantástico. Você não só estará vendo as obras, você estará mergulhando nelas, você estará dentro das obras. É uma sensação nem quando você está frente a frente da obra original você tem porque é algo que a tecnologia da projeção digital nos permite", explicou.
 
A exposição no MIS será dividida em três áreas expositivas. Na primeira, com sete instalações interativas, o visitante vai conhecer mais da vida do artista. Em seguida, o público entra na sala Portinari Imenso, com a projeção das obras em escala monumental. O terceiro espaço apresenta o acervo de Portinari e a relação dele com a cultura e história do país.
 
"[Portinari] é o pintor do Brasil. Ele pintou, retratou o Brasil e, dentro dessa filosofia e pela sua qualidade, ele conseguiu levar o Brasil para o exterior", disse Mendonça. Ele ressaltou a importância histórica do pintor, mas também sua característica de um olhar para o social. "Ele tem uma quantidade grande de pinturas retratando o trabalhador brasileiro; ele tem algo que é o cotidiano, ou seja, ele pinta a sua infância e, ao pintar essa infância, Portinari reproduz os brinquedos e as paisagens da sua infância da cidade de Brodowski (SP)", analisou. A curadoria da exposição Portinari para Todos é de Marcello Dantas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.