07/02/2022 às 15h10min - Atualizada em 07/02/2022 às 15h10min

NOTAS RÁPIDAS - 07/02

POÇOS NA ASSOCIAÇÃO EUROPEIA DE CIDADES TERMAIS

A Associação Europeia de Cidades Termais Históricas (EHTTA) anunciou as novas cidades membro que passam a integrar oficialmente a EHTTA, e Poços de Caldas faz parte desta seleta lista. “Além de ser a primeira cidade fora da Europa a participar da Associação, Poços também é a única cidade da América do Sul, o que nos orgulha e fortalece o nosso turismo, pois entramos na rota mundial do turismo termal. Mais um grande presente para nossa cidade, que completará 150 anos em novembro”, escreveu o prefeito Sérgio Azevedo nas redes sociais
 
FONTE: Instagram Sérgio Azevedo - @sergioazevedooficial
 
 
 
 
PEÇA PODE VOLTAR AO LOCAL DE ORIGEM
 
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) realizou, na última semana, uma solenidade para recebimento da doação da peça sacra denominada “Cabeça de Anjo de Fita Falante”, de autoria de Antônio Francisco Lisboa, o Mestre Aleijadinho, oriunda do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Fazenda da Jaguara (Matozinhos), tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), em 1996. A peça se encontrava sob os cuidados da ex-diretora do Museu de Arte de São Paulo (Masp), Beatriz Camargo Pimenta e, por meio da atuação do MPMG, foi pactuada a doação da escultura ao Museu da Inconfidência.
 
FONTE: Sindijori-MG / Diário do Rio Doce - Governador Valadares
 
 
 
 
AULAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE POÇOS DE CALDAS TÊM INÍCIO NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA
 
Nesta segunda-feira, 7 de fevereiro, tiveram início as aulas para mais de 19 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Poços de Caldas. A retomada das aulas presenciais com a ocupação de 100% da capacidade das unidades foi autorizada pela Resolução 73/2022 do Comitê Municipal Extraordinário Covid-19, atualizada pela Resolução 75/2022 publicada em Edição Extra do Diário Oficial do Município do último sábado (5), com a nova normativa de saúde e segurança para as instituições públicas e privadas de ensino da cidade. As aulas foram retomadas nas 25 escolas regulares da Rede Municipal de Ensino e em 49 Centros de Educação Infantil, incluindo as unidades conveniadas. A Secretaria Municipal de Educação informa que as escolas estão sendo equipadas com o material necessário para a manutenção dos protocolos sanitários. 
“Estamos muito felizes por iniciar o ano letivo de 2022 de forma presencial. Ficou evidente durante a pandemia a relevância fundamental do ambiente escolar no desenvolvimento cognitivo e social do aluno”, destaca a secretária municipal de Educação, professora Maria Helena Braga
“As aulas terão início normalmente no dia 7 de fevereiro, nos três períodos. A presença é obrigatória e não haverá aula online”, informa a secretária. O estudante impossibilitado de se submeter ao regime presencial deve apresentar documentação comprobatória, com relatório médico pormenorizado acompanhado de exames, laudos ou outros documentos.
 
FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas
 
 
 
 
SECRETARIA DE TURISMO CATALOGA ENFEITES DE NATAL
 
Após a completa retirada dos enfeites de Natal, que marcaram a decoração de 2021 em Poços de Caldas, a Secretaria Municipal de Turismo realizou toda a catalogação e armazenagem de cada item. O material está embalado, na própria secretaria, e aguarda ser levado para o local definitivo. “Todo este trabalho criterioso, realizado pelos servidores da Secretaria, traz economia ao município, já que a correta armazenagem propicia a reutilização dos materiais na decoração do próximo ano”, informa o diretor de turismo, Israel Pereira. “Já estamos reutilizando os materiais há 3 anos, e continuam em perfeito estado”, complementa o diretor.
As peças são compostas por materiais decorativos e também por estruturas metálicas, de grande e médio portes. No total, a Prefeitura tem, em enfeites, aproximadamente R$ 800 mil, de acervo próprio.
Para a correta armazenagem e maior controle, inclusive com a possibilidade de fazer uma manutenção das peças, a secretaria, em parceria com o COMTUR, está providenciando o aluguel de um galpão. O assunto foi colocado em pauta e aprovado na última reunião do Conselho Municipal de Turismo.
 
FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas

 
 

INVESTIMENTO EM PATRIMÔNIO HISTÓRICO
 
O patrimônio de Conselheiro Lafaiete contará com um aporte de, pelo menos, R$ 4.305.000 em 2022. De acordo o planejamento que vem sendo executado pela prefeitura de Lafaiete e Secretaria de Cultura, há cinco obras de restauro sendo executadas ou já aprovadas, com recursos definidos. Mas esse valor pode se tornar ainda maior, caso os setores consigam articular novas fontes de recurso. E são edificações importantes, que não só compõem a paisagem da cidade como a conhecemos, mas que também guardam muito da nossa cultura e história. Outro grande investimento será feito na bela Estação de Buarque de Macedo.
 
FONTE: Sindijori-MG / Jornal Correio da Cidade - Conselheiro Lafaiete
Link
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp