Brand-News Publicidade 1200x90
03/12/2021 às 17h37min - Atualizada em 03/12/2021 às 17h37min

Fundação Hemominas apresenta trabalho visando incentivar a doação voluntária de sangue

FONTE E FOTO: Assessoria de Imprensa da Câmara de Poços de Caldas / Reprodução Google
,
Atendendo a um Requerimento do vereador Wellington Paulista (DEM), participaram da última reunião ordinária da Câmara, na terça-feira (30), a coordenadora e gerente técnica da Fundação Hemominas em Poços, Cibele Angélica de Souza Spina, o gerente administrativo Juliano Souza Santos e a captadora Maria Lauricéia Esteves Cardoso. Eles foram convidados para falar sobre o trabalho desenvolvido pela instituição, as ações visando fomentar a doação voluntária de sangue e os desafios encontrados atualmente.
De acordo com dados apresentados durante a sessão, menos de 2% da população doa sangue regularmente, sendo que Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza um percentual de 3 a 5%. A unidade Hemominas em Poços desenvolve ações de caráter educativo, que visam sensibilizar a sociedade para a importância e necessidade de doação voluntária de sangue, a fim de comprometê-la com a manutenção de um estoque de sangue e hemocomponentes compatíveis com a demanda da sociedade.
 
Ainda na reunião, os profissionais da instituição falaram sobre as ações promovidas na pandemia, o cenário hoje com relação à doação e a grande dificuldade que é desenvolver atividades que modifiquem a atitude e removam a inércia de cidadãos de um país como o Brasil, que não possui a cultura da doação de sangue. “A Fundação Hemominas é uma instituição pública, que presta serviço de qualidade à população. Nós atendemos o doador voluntário, realizamos o cadastro para doação de medula óssea, fracionamos o sangue e distribuímos para os hospitais. Mas, para que tudo isso seja desenvolvido, nós dependemos de parcerias, parceria das instituições, da comunidade, do poder público e, principalmente, da população”, ressaltou Lauricéia.
 
Recentemente, a Câmara de Poços aprovou o Projeto de Lei que institui o Programa Poços Doar, de iniciativa do vereador Paulista. A proposta consiste na realização, pela Prefeitura, de campanhas que deverão ocorrer nos meses de janeiro, julho e dezembro de cada ano, com o objetivo de motivar e conscientizar as pessoas sobre a importância do ato voluntário de doação de sangue. “O projeto Poços Doar veio em um momento especial, pois os nossos estoques de sangue estão fragilizados devido à pandemia. As ações desse projeto vão ajudar a conscientizar a população sobre a importância da doação voluntária de sangue, principalmente nos meses de dezembro, janeiro e julho, quando doadores afastam um pouco da unidade, são períodos de férias. Então, através desse programa, vamos ter uma população com maior consciência e que vamos conseguir manter de forma razoável nosso estoque para atender toda a demanda dos hospitais. O sangue em muitos momentos é indispensável para salvar a vida dos pacientes”, destacou a captadora.
 
O vereador Paulista falou da importância da presença dos profissionais do Hemominas no Legislativo e das ações contínuas da instituição e do poder público. “Quero destacar a satisfação em ter o projeto Poços Doar aprovado pelos meus colegas e, também, por receber a Cibele e sua equipe para falar de um tema tão importante, principalmente nos dias atuais. Sabemos que este gesto repleto de solidariedade pode salvar muitas vida e nosso objetivo é fomentar as políticas públicas, fazendo com que haja um maior número de doadores na nossa cidade. Espero que esta lei municipal possa trazer ainda mais benefícios para essa área”, afirmou.
 
O vídeo da reunião ordinária, com a apresentação feita pelos profissionais da Fundação Hemominas, está disponível para consulta na página da Câmara no YouTube.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.