Brand-News Publicidade 1200x90
21/01/2021 às 13h15min - Atualizada em 21/01/2021 às 14h15min

Hora Feliz: programa de estímulo ao sono infantil saudável

FONTE: Portal Brand-News/ ILUSTRAÇÃO: Reprodução Google
O sono de crianças vem sendo uma preocupação constante em face a características do momento atual e cultural que vivenciamos. Pesquisas comprovam que houve um aumento no uso de tecnologias anteriores ao adormecer de crianças, interferindo negativamente na tranquilidade necessária ao relaxamento e calma que devem anteceder o sono, e que o ambiente tenso, vivido em nossa sociedade pelas mudanças de hábitos nas famílias, provocadas pela Covid-19, acentuam o problema.
“O sono é essencial para a saúde física e mental de crianças. É durante o período de sono que os bebês transformam as informações e estímulos que recebem diariamente em aprendizado. A falta de um sono reparador em crianças pode resultar em transtornos cognitivos e distúrbios de aprendizagem”, afirmou a psicóloga Luiza Elena Leite Ribeiro do Valle, estudiosa do assunto. Lena, como é mais conhecida, iniciou um programa visando a favorecer o sono satisfatório, promovendo um tempo de intervenção com crianças online, com uma programação de histórias. Intitulado Hora Feliz, o programa conta com orientações práticas sobre higiene do sono e estimulação do imaginário infantil afetivo-emocional.
 

COMO FUNCIONA - Após se inscreverem no Hora Feliz, as crianças irão participar de histórias criadas a partir de personagens infantis de inclusão (Turma do Futuro Verde), com a duração de sete minutos, sempre iniciadas a partir de recomendações afetivas e de cuidados pessoais, contendo aventuras voltadas a temas ligados à ansiedade infantil, suas frustrações e medo, com finalização bem sucedida, encerrada com exercícios de relaxamento simples, com música para a criança dormir bem.
Disponibilizado no YouTube Luiza Helena às terças e quintas, às 20h30, o programa permite interatividade através do WhatsApp e um encontro mensal para reunir experiências e informações que possam esclarecer a família, colaborando com este momento essencial na vida diária.
“A Psicologia do Sono aponta a relevância de promover a competência para lidar com o estresse prejudicial ao sono, principalmente na fase vulnerável da infância. Espera-se contribuir para prevenir transtornos e dificuldades do sono, fortalecendo a criança e seus laços com a família e amigos”, salientou Lena. Ela lembra que a pesquisa colabora com outros trabalhos voltados para o desenvolvimento infantil saudável, a partir do sono reparador.


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.