Brand-News Publicidade 1200x90
Brand-News Publicidade 728x90

Poços de Caldas se destaca no crescimento turístico de Minas Gerais e reforça papel no cenário nacional

20/05/2025 15h27 - Atualizado há 18 horas
Poços de Caldas se destaca no crescimento turístico de Minas Gerais e reforça papel no cenário nacional
Estação do teleférico, no Parque do Cristo, que recebeu cerca de 620 mil visitantes em 2024

 

Minas Gerais vive um momento de crescimento econômico impulsionado pela força do turismo, da hospitalidade e da cultura. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Observatório do Turismo de Minas Gerais, o estado superou a marca de 32 milhões de turistas em 2024, registrando um crescimento de 11,8% na atividade turística, número que representa mais que o dobro da média nacional.

O setor é atualmente um dos principais vetores de desenvolvimento econômico de Minas, responsável por milhares de novos empregos e pela atração de investimentos estruturantes em todas as regiões do estado. Através de uma estratégia articulada de promoção, incentivos e valorização da originalidade das experiências mineiras, Minas Gerais se consolidou como o principal destino de investimentos hoteleiros do Brasil.

“Estamos assistindo à formação de uma nova matriz econômica baseada na cultura, na hospitalidade e na identidade mineira. Minas acolhe, preserva e, ao mesmo tempo, inova. Esse é o futuro que já está em curso, com trabalho sério, visão estratégica e amor pelo que somos”, afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.

A chegada de empreendimentos internacionais, a revitalização de patrimônios históricos e a consolidação de uma rede diversa de pousadas, resorts e hospedagens de charme ilustram como Minas Gerais transformou sua vocação em política pública e desenvolvimento real.

 

Poços de Caldas: destino em ascensão
Entre os destinos que têm contribuído diretamente para essa liderança mineira no turismo, Poços de Caldas se destaca como uma referência. Em 2024, a cidade registrou um aumento de 24% nas buscas por hospedagem, consolidando-se como o terceiro destino mais procurado de Minas Gerais, atrás somente de Belo Horizonte e Monte Verde.

Esse crescimento expressivo é resultado de investimentos estratégicos em infraestrutura, segurança e profissionalização dos serviços turísticos. A concessão de atrativos turísticos à iniciativa privada, por meio da parceria com a empresa Circuito Integrado de Turismo de Poços de Caldas (CITUR), tem permitido a revitalização e manutenção de importantes pontos turísticos como o Parque do Cristo (foto), que recebeu cerca de 620 mil visitantes em 2024, e o teleférico, com mais de 185 mil usuários no mesmo período.

Atualmente, a cidade conta com cerca de 11 mil leitos em 50 hotéis, que têm registrado altas taxas de ocupação, especialmente durante feriados e férias escolares. A expectativa é manter uma ocupação média anual de 60%, reflexo direto da crescente demanda turística.

Eventos culturais e esportivos, como o tradicional Festival de Inverno, também têm papel fundamental para atrair visitantes ao longo de todo o ano, combatendo a sazonalidade e promovendo a movimentação contínua da economia local. Somente em julho de 2024, por exemplo, foi registrado um aumento de 15,8% no número de visitantes, impulsionado pelas atrações do festival e pelas férias escolares.

Além do setor de hospedagem, o turismo em Poços de Caldas impulsiona diversos outros segmentos da economia local, como gastronomia com o projeto “Mesa de Minas”, uma iniciativa inédita voltada à valorização da rica culinária mineira, ao fortalecimento da identidade gastronômica local e à consolidação do município como um dos principais destinos do turismo gastronômico em Minas Gerais, comércio e artesanato, gerando empregos e promovendo o desenvolvimento sustentável. A cidade também investe em práticas de turismo sustentável, que equilibram o crescimento do setor com a preservação ambiental.

Com projeções otimistas para 2025, Poços de Caldas avança para se consolidar como um polo turístico inovador, sustentável e competitivo, contribuindo diretamente para o protagonismo de Minas Gerais no turismo nacional.

À frente da Secretaria Municipal de Turismo, Arison Siqueira lidera uma série de iniciativas para potencializar o desenvolvimento turístico da cidade. Entre elas, está a realização de eventos de grande porte, e tem apostado fortemente na profissionalização do setor, com ações como a regulamentação dos guias de turismo, em parceria com a Associação de Guias de Turismo de Poços de Caldas (AGCP). O objetivo é garantir qualidade e segurança aos visitantes, por meio da uniformização, capacitação e identificação dos profissionais.

Outro projeto estratégico é a Rota Vulcânica, que integra Poços de Caldas a municípios vizinhos com base na geografia e na riqueza natural da região. “A Rota Vulcânica representa um marco significativo no fomento ao turismo regional, destacando-se pela qualidade excepcional dos produtos oriundos do seu terroir vulcânico, além do projeto ´Mesa de Minas´, que vem impulsionar o turismo gastronômico em Minas Gerais”, afirma Arison.

Com uma visão estratégica e colaborativa, o secretário reafirma o compromisso da pasta em trabalhar de forma integrada com outros municípios e com o Governo de Minas, promovendo ações que fortalecem a identidade turística de Poços de Caldas e consolidam a cidade como referência no cenário nacional.


FONTE: FONTE: SECOM Poços de Caldas - [email protected] - FOTOS: Brand-News / SECOM
Notícias Relacionadas »