Brand-News Publicidade 1200x90

NOTAS RÁPIDAS – 23/04

23/04/2025 15h45 - Atualizado há 2 dias

 

CURSOS DE MEDICINA TERÃO PROVA ANUAL DO MEC PARA AVALIAR A QUALIDADE

Um novo exame anual será realizado pelo governo federal para avaliar a qualidade dos cursos de medicina no Brasil. A mesma prova também poderá ser utilizada por quem quiser tentar vagas de residência médica.
O Ministério da Educação (MEC) afirma que o novo Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) terá como objetivos: avaliar a qualidade da formação médica oferecida por cerca de 300 cursos de medicina em 200 municípios do Brasil; e ajudar na seleção de alunos para cursos de residência médica por meio do Exame Nacional de Residência Médica (Enare), na modalidade acesso direto.
A estimativa é que participem 42 mil estudantes concluintes, além de médicos já formados que desejarem tentar vagas por meio do Enare (atualmente o Enare é a porta de entrada para 1/4 de todas as vagas de residência no país).

FONTE: Portal G1 - @portalg1

 

OZEMPIC: DERMATOLOGISTAS ALERTAM PARA EFEITOS COLATERAIS NA PELE E CABELO

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) divulgou um alerta sobre os impactos dermatológicos do uso de medicamentos à base de semaglutida, como Ozempic e Wegovy. Embora esses remédios sejam eficazes no controle do diabetes, emagrecimento e até apresentem benefícios cardiovasculares e neurológicos, estudos indicam efeitos colaterais importantes na pele e no cabelo.
Entre os efeitos observados estão queda de cabelo, alterações de sensibilidade cutânea, reações no local da aplicação e, mais raramente, doenças autoimunes como penfigoide bolhoso e vasculite. A rápida perda de gordura corporal também pode causar flacidez, rugas e aparência envelhecida, devido à redução de nutrientes essenciais.
A SBD recomenda acompanhamento médico, especialmente em pacientes com histórico de doenças autoimunes, além de cuidados dermatológicos preventivos e nutrição adequada durante o tratamento.

FONTE: Zat.News - [email protected]

 

NOVO APP DO INSTAGRAM: CONHEÇA O EDITS, EDITOR DE VÍDEOS GRÁTIS QUE RIVALIZA COM O CapCut

O Instagram lançou nesta terça-feira (22) o Edits, um aplicativo gratuito para edição de vídeo. A novidade, anunciada em janeiro com data oficial de lançamento para 30 abril, foi disponibilizada antecipadamente para o público geral e já está disponível em Android e iPhone (iOS).
A apresentação foi feita por Adam Mosseri, diretor da rede social, na própria plataforma. No anúncio, o empresário sinalizou que a ferramenta ainda será aprimorada a partir dos feedbacks dos usuários.
O app chega como um concorrente direto do CapCut, que enfrentou suspensão por algumas horas no início do ano, e pertence ao mesmo grupo dono do TikTok, a ByteDance.

FONTE: TechTudo - @techtudo_oficial

 

COMO O MAR PODE AJUDAR A SALVAR O PLANETA DA CRISE CLIMÁTICA

O Reino Unido está testando uma tecnologia que captura CO direto da água do mar - e não do ar. O projeto SeaCURE, que já recebeu £3 milhões, pode ser uma peça-chave no combate à crise climática.
A ideia é simples: filtrar a água, extrair o carbono e devolvê-la ao oceano. Hoje, o sistema remove 100 toneladas por ano (tipo 100 voos transatlânticos), mas se crescer, pode capturar até 14 bilhões de toneladas - quase 40% do total global de 2024.
Pra isso virar realidade, o plano é usar energia renovável em plataformas flutuantes. Mas os cientistas seguem de olho: será que a vida marinha vai aprovar?

FONTE: the news - @thenews.cc

 

OSCAR 2026: MEMBROS PRECISARÃO ASSISTIR A TODOS OS FILMES PARA VOTAR

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou a data em que deve ocorrer a próxima cerimônia do Oscar e as mudanças para a premiação de 2026.
A 98ª edição do prêmio acontece em 15 de março de 2026, com os indicados revelados pela Academia em 22 de janeiro do ano que vem.
Uma das principais mudanças está nos critérios para que os membros possam votar nas categorias da premiação - fator que gerou críticas do público durante o Oscar deste ano, já que muitos votantes puderam fazer sua escolha mesmo sem ter assistido a todos os indicados.
Já em 2026, os membros da instituição deverão assistir a todos os filmes indicados em uma categoria para serem elegíveis para votar na rodada final do Oscar. Todos os indicados designados também serão incluídos na votação final.

FONTE: CNN Pop - @cnnpop

 

ANVISA APROVA MEDICAMENTO INÉDITO PARA ALZHEIMER EM ESTÁGIO INICIAL

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nessa terça-feira (22/4), o primeiro medicamento indicado para tratar sintomas iniciais da doença de Alzheimer no Brasil.
Kisunla (donanemabe), desenvolvido pela farmacêutica Eli Lilly, é voltado para pessoas em estágio inicial da doença com comprometimento cognitivo leve ou demência leve. O remédio já havia sido aprovado nos Estados Unidos no ano passado e agora passa a integrar as opções terapêuticas no Brasil.
De acordo com a fabricante, o donanemabe é um anticorpo monoclonal que se liga à proteína beta-amiloide, que forma placas no cérebro de pessoas com Alzheimer. A ação do medicamento visa reduzir esses aglomerados e, com isso, retardar a progressão da doença.
donanemabe é administrado por via intravenosa, uma vez por mês. A embalagem aprovada é em ampola com doses de 20 mililitros, e o uso é restrito à prescrição médica. A Anvisa informou que a segurança e a efetividade do medicamento continuarão sendo monitoradas sob análise rigorosa após a liberação.
A aprovação teve como base um estudo internacional conduzido em oito países, com 1.736 pacientes em estágio inicial da doença.
Apesar dos avanços, o medicamento não é indicado para todos os pacientes. Há contraindicações para pessoas que usam anticoagulantes, como a varfarina, e para quem foi diagnosticado com angiopatia amiloide cerebral. O uso também não é recomendado para pacientes com o gene ApoE ε4, associado a um risco maior de efeitos adversos.

FONTE: Metrópoles Saúde & Ciência - @metropoles_saudeciencia

Notícias Relacionadas »