Parlamento Jovem encerra encontros de formação política e dá início às oficinas temáticas

23/04/2025 15h29 - Atualizado há 14 horas

 

O primeiro ciclo de palestras de formação política do Parlamento Jovem 2025, projeto promovido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Poços de Caldas, foi concluído na última semana. O PJ é voltado aos estudantes do ensino médio do município, visando à formação política e cidadã dos jovens. Além de despertar o interesse pelo exercício da democracia, possibilita o conhecimento do processo legislativo.

Durante os encontros, foram abordados temas como Constituição Federal, Divisão de Poderes e Poder Legislativo, Sistema Eleitoral, Estrutura da Câmara, Tramitação de Projetos e Orçamento Público.

A advogada Maria Cláudia D’Arcadia, da Comissão de Direito Eleitoral da OAB, abordou o tema Sistema Eleitoral. Também estiveram presentes Kely Aparecida Ferraz, Giulia Maria Pamplona e Fernanda Pamplona. “É importante que eles tenham consciência dos passos que eles vão ter que tomar nos próximos anos, eles vão ter que se alistar eleitoralmente, vão ter que ter consciência de como que se vota, em quem se vota, quais são os critérios que eles devem observar para que eles possam ter uma representatividade maior na cidade e, principalmente, eles verem a importância de que a política vai acontecer com ou sem eles, e é muito mais produtivo, muito mais representativo, se eles puderem participar dela”, disse Maria Cláudia.

Guilherme Abdalla é contador na Câmara de Poços. Ele falou com os alunos sobre Orçamento Público. “É importante que os estudantes participem do Parlamento Jovem, porque essa geração que vai se formar em breve serão adultos que vão tomar decisões. Eles precisam entender como funciona a destinação dos recursos públicos, até porque eles poderão se tornar, também, agentes políticos”, ressaltou.

Nas próximas semanas, acontecem as oficinas de formação temática, com pautas como “A juventude e cultura como direito”, “A organização das políticas culturais e a participação social” e “Patrimônio Cultural, desenvolvimento e cidadania”. A partir daí, os estudantes deverão debater e criar propostas sobre o tema central do PJ, que é Juventude e Direitos Culturais, abordando questões essenciais para a promoção da diversidade cultural, igualdade e participação cidadã entre os jovens.

Além da fase municipal, realizada na Câmara de Poços, eles ainda participarão das etapas microrregional, regional e estadual. Neste ano, fazem parte do projeto as seguintes escolas: Escola Estadual Dr. João Eugênio de Almeida, Escola Estadual David Campista, Escola Padrão, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo, CEPOC, Escola Dom Bosco, Escola Criativa Idade, Colégio Sete de Setembro, Colégio Pio XII e Colégio Jesus Maria José.

FONTE: FONTE E FOTO: Assessoria de Imprensa da Câmara de Poços de Caldas - imprensa.camarapocos@gmail.com