Com o tema "Educação e Leitura: caminhos para a transformação", o evento, que ocorre nos dias 1 e 2 de maio, conta com palestras, mesas redondas, workshops e minicursos sobre temas contemporâneos da educação
A 20ª edição do Flipoços - Feira Literária de Poços de Caldas realiza, em parceria com a UNIFAL-MG, o 9º Congresso Nacional de Educação de Poços de Caldas. Organizado pela GSC Eventos Especiais, o evento, com o tema “Educação e Leitura: caminhos para a transformação”, ocorre nos dias 01/05 e 02/05 e conta com a participação de acadêmicos, educadores, gestores educacionais, com o objetivo de refletir sobre temas e desafios contemporâneos da área. Além de responsável pela parte científica e técnica, a Universidade reúne mestres e doutores de importantes entidades acadêmicas para o Congresso em palestras, mesas redondas e workshops.
As inscrições para a submissão de trabalhos devem ser realizadas até o dia 31 de março, no portal Educação Poços. Podem ser submetidas pesquisas acadêmicas e relatos de experiência nos seguintes eixos temáticos: A educação e os objetivos do desenvolvimento sustentável, a Inteligência Artificial no Contexto Escolar, Currículo, Metodologia e Prática de Ensino, Educação e Direitos Humanos e Educação e diversidade. Para os ouvintes, as atividades do evento são gratuitas.
PROGRAMAÇÃO:
No dia 01/05, às 9h, ocorre, no auditório do Palace Casino, a solenidade de abertura do evento, que comemora os 20 anos da Universidade. Já às 10h, a UNIFAL-MG oferece a palestra “Narrativas docentes: a construção de diálogos críticos e emancipatórios”, mediada pela professora Ana Cristina Abreu, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL).
Ainda no primeiro dia de congresso, às 14h30, a professora Vanessa Girotto, também do ICHL, participa de mesa redonda e discute a literatura e a educação em locais não formais. A palestra é mediada pela docente Andrea Paffaro, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) e diretora do Museu de Memória e Patrimônio da UNIFAL-MG.
A Universidade oferece, também, o workshop “Literatura e Cinema: práticas leitoras antirracistas”, que conta com palestra da professora Geovania Lúcia dos Santos, do ICHL, e com mediação do discente Rafael da Silva Mendes, licenciando do curso de Letras/Espanhol e suas literaturas (LELLE) e intercambista do programa “Caminhos amefricanos”, da CAPES. O evento ocorre às 13h30 do 02/05.
No segundo dia de congresso, das 13h30 às 16h, o docente Eloésio Paulo, do ICHL, realiza o lançamento de seu novo livro “201 romances brasileiros em 5 minutos cada” e discute, em workshop, a matéria autobiográfica no romance brasileiro dos séculos XIX e XX. A palestra é mediada pelo professor Jessié Gutierres, do ICB.
A UNIFAL-MG oferece, também, os minicursos “Contribuições da Neurociência para a aquisição da habilidade de leitura” e “Gestos embrionários da leitura na Educação infantil”, que contam com a presença das professoras Daniella Eufrásio e Eliana Guimarães Almeida, do ICHL, e ocorrem das 13h às 16h, no dia 02/05, na sala quatro.
Às 17h30 do dia 02/05, a palestra “Por uma educação literária e leitura pelas bordas de uma literatura emergente e inovadora”, ministrada pelos professores Eloésio Paulo e Ítalo León, do ICHL, na companhia de docentes de outras universidades, finaliza o evento discutindo o caráter dialógico entre a literatura, a leitura e a educação.
O congresso, que volta a ser parte da programação oficial da Flipoços neste ano, objetiva, com as programações, reunir contribuições científicas a fim de discutir e apontar resultados de pesquisas e estudos, além de propor novas intervenções e indicar necessidades de estudos em cada uma das áreas que abrangem a educação, afirmando que a literatura e a educação andam de mãos dadas.