NOTAS RÁPIDAS – 31/03

31/03/2025 15h27 - Atualizado há 2 dias

 

WHATSAPP VAI PERMITIR ADICIONAR MÚSICAS ÀS ATUALIZAÇÕES DE STATUS

O WhatsApp acaba de anunciar uma nova funcionalidade, dando aos usuários a possibilidade de adicionar músicas às atualizações de status.
O recurso poderá ser utilizado através de um ícone de nota musical exibido na parte superior da tela, onde o usuário terá acesso a um catálogo de músicas para escolher.
As faixas poderão ser adicionadas a fotos e vídeos, com um limite de 15 e 60 segundos, respectivamente.
A atualização chegará gradualmente a todos os usuários do WhatsApp no Brasil nas próximas semanas.

FONTE: Meio & Mensagem - www.meioemensagem.com.br

 

CHEGOU AO BRASIL O PRIMEIRO EXAME DE SANGUE CAPAZ DE DETECTAR O ALZHEIMER

Um exame de sangue inovador, o PrecivityAD2, chegou ao Brasil para ajudar a diagnosticar e até descartar a Doença de Alzheimer em pacientes com sinais de declínio cognitivo.  Ele detecta proteínas associadas à formação de placas amiloides no cérebro, um dos principais indicadores da doença.
O exame é mais rápido, preciso e menos invasivo que outros métodos, como o PET-amiloide cerebral; o teste promete um diagnóstico mais acessível e eficiente.
Disponível inicialmente em São Paulo por R$ 3.600 nas unidades do Grupo Fleury, o exame deve ser oferecido em outras regiões em breve.
Fonte: Jornal O Globo

FONTE: INVOGA Saúde - @invogasaude

 

MANTEIGA DO FUTURO? PRODUTO É FEITO DE METANO E JÁ ESTREIA EM RESTAURANTES MICHELIN

A startup californiana Savor criou uma manteiga sem plantas nem animais - usando metano ou CO₂ como base.
A novidade usa uma reação química que transforma carbono, hidrogênio e oxigênio em ácidos graxos, os blocos que formam gorduras como manteiga, óleo de palma ou manteiga de cacau.
Além de cortar emissões agrícolas, o produto já começou a ser usado em restaurantes com estrela Michelin e pode marcar o início de uma nova era na produção de alimentos.

FONTE: the news - @thenews.cc

 

MEDICAMENTOS FICAM ATÉ 5% MAIS CAROS A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA

Foram publicados no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (31/3) os percentuais de aumento nos preços dos medicamentos. O reajuste, estabelecido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), órgão vinculado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), funcionará como um teto de preços para todo o setor farmacêutico. Conforme a publicação, o nível máximo de reajuste é de 5%.
A partir de agora, os fornecedores de medicamentos (fabricantes, distribuidores e lojistas) podem ajustar os valores da seguinte forma: Nível 1: 5,06%; Nível 2: 3,83%; Nível 3: 2,60%.
O reajuste deve incidir sobre a maioria dos medicamentos comercializados no país, mas haverá uma variação conforme a concorrência no mercado. Em 2024, o teto definido foi de 4,5% - menor patamar desde 2020.

FONTE: Metrópoles - @metropoles

 

DEPOIS DO SUCESSO DE “AINDA ESTOU AQUI”, VENCEDOR DO OSCAR, WALTER SALLES CONFIRMA NOVO FILME

Depois do sucesso de “Ainda Estou Aqui”, o premiado diretor Walter Salles já tem seu próximo projeto confirmado. Ele vai adaptar “El Secuestro de los Born”, livro que conta a história do sequestro mais caro da história.
O caso aconteceu na Argentina, durante a ditadura militar, quando os irmãos Juan e Jorge Born, herdeiros do império Bunge & Born, foram sequestrados e mantidos em cativeiro por meses. O resgate? Impressionantes US$ 60 milhões, pagos ao grupo guerrilheiro Montoneros.
Com um enredo intenso, recheado de política, tensão e reviravoltas reais, essa história tem tudo para se tornar um grande filme.

FONTE: INVOGA - @invoga

 

OpenAI BLOQUEIA IMAGENS NO ESTILO GHIBLI EM NOVA FERRAMENTA DO ChatGPT

Imagens fofas de gatos, famílias e memes refeitas no estilo dos filmes do Studio Ghibli, famoso estúdio japonês de animação, tomaram conta das redes sociais nesta semana. Elas foram criadas por usuários do novo gerador de imagens da OpenAI, a mesma empresa responsável pelo ChatGPT.
A onda começou na terça-feira, 25, com a atualização da ferramenta chamada GPT-4o, que agora permite criar imagens a partir de descrições de texto. Mas, no dia seguinte, muitos usuários passaram a receber mensagens de bloqueio ao tentar gerar imagens com esse estilo.
Segundo a OpenAI, o sistema passou a impedir pedidos que copiem o estilo de artistas ainda vivos. A empresa disse estar adotando uma "abordagem conservadora" para evitar problemas com direitos autorais, mas ainda permite imagens baseadas em estilos de estúdios ou movimentos artísticos mais amplos.
A decisão afeta diretamente quem tentava criar imagens parecidas com as do Studio Ghibli, que tem uma estética muito marcante: cenários naturais detalhados, personagens expressivos e um estilo de desenho feito à mão. O estúdio foi fundado por Hayao Miyazaki, considerado um dos maiores nomes da animação mundial e um crítico conhecido da inteligência artificial. Em 2016, ao ver uma arte feita por IA, ele afirmou: "Sinto fortemente que isso é um insulto à própria vida".

FONTE: Exame - @exame

Notícias Relacionadas »