Encontro oferece oficinas de escrita para jovens e público interessado
O Arte Ziriguidum recebe neste sábado, 29 de março, a partir das 14h, os estudantes do projeto Coletivo Travessias Literárias para o 3º ‘Encontro Marcado com a Arte para a Literatura’. O encontro será coordenado pelas professoras e idealizadoras do projeto Loredany Villela e Marina Carvalho e haverá o momento de oficina de escrita com Dalmoni Lydijusse, artista plástica e proprietária do espaço cultural.
O projeto tem por objetivo, desenvolver o processo de ensino-aprendizagem de Língua e Literatura para jovens, colaborando com educadores, a classe artística e interessados no assunto. Assim, não somente esses alunos são beneficiados, mas também todos que participam e compartilham seus saberes.
“Vivemos o auge da inteligência humana, a tecnologia segue avançando de maneira estarrecedora, mas o abismo entre os seres humanos é óbvio. O Coletivo Travessias Literárias pretende não só seguir os currículos escolares, mas também proporcionar, através da literatura, uma educação mais humanizada e significativa. Nossa parceria com o Arte Ziriguidum começou em 2024 e o espaço se tornou um lugar de aconchego, onde os estudantes sentem-se felizes e à vontade para expressarem suas emoções, organizarem suas ideias e materializarem, através da escrita, suas opiniões sobre os temas tratados a cada encontro”, dizem Loredany Villela e Marina Carvalho, coordenadoras do projeto.
“A palavra como caminho de expressão é um convite a entrar em contato com recursos criativos que já existem, e que se atualizam quando há esses encontros. Além do que, o exercício da escrita é uma ferramenta de comunicação muito exigida para vida. Sobretudo na escola, essa diversidade para o desenvolvimento das práticas, sejam elas textuais e outros gêneros, contribui para a aquisição da competência na redação e transmissão de ideias”, comenta Dalmoni Lydijusse.
Para o Arte Ziriguidum essas ações são atividades de responsabilidade social, que fazem parte da missão da empresa.
CONHEÇA QUEM ESTÁ POR TRÁS DA INICIATIVA
Loredany Villela
Professora de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II e na Educação Integral como professora de Teatro na rede pública de Poços de Caldas. É graduada em Letras pela Faculdade Municipal de Filosofia, Ciências e letras de Poços de Caldas (1993) e possui uma vasta formação na língua portuguesa e literatura. Foi eleita Servidora Padrão da Secretaria de Educação de Poços de Caldas em 2011 e Servidora Padrão da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas em 2019, e neste mesmo ano foi professora semifinalista na Olimpíada de Língua Portuguesa. Possui vasta experiência como professora, orientadora de produções textuais e ministrante de oficinas e palestras textuais, oportunizando aos seus alunos a conquista de prêmios em concursos regionais, estaduais e nacionais.
Mariana Aparecida de Carvalho
Professora, Licenciada em Língua Portuguesa, Bacharel em Estudos Literários, Mestre em Estudos da Linguagem - Linguagem e Memória Cultural, pela Universidade Federal de Ouro Preto e Doutora em Estudos de Literatura - Literatura Comparada com ênfase em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, pela Universidade Federal Fluminsense. Professora de Língua Portuguesa, de Literatura e de Redação na Rede Pública Municipal de Poços de Caldas. Atuou, por 9 anos, como professora-tutora do curso de Licenciatura em Letras/Português (EAD) da Universidade Federal de Lavras e também do curso de Pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura da referida universidade.
Dalmoni Lydijusse
Dalmoni é mineira, formada e atuante das artes plásticas e possui um vasto currículo de formações e atuações, que migram entre o sudeste brasileiro, Portugal, Estados Unidos e Canadá. Desde 2003 ministra sua galeria de arte e atelier, Arte Ziriguidum, que se iniciou como exercício de docência e hoje é um espaço cultural que recebe propostas de artistas da cidade e região. Além de artista plástica e atelierista, Dalmoni atua em sua cidade como produtora cultural, palestrante, oficineira e curadora artística, fazendo parte de diversos projetos, sejam eles autorais ou a convite de outros profissionais.
Para o encontro deste ano, a oficina de escrita oferecida por Dalmoni Lydijusse tem como ponto de partida sua carreira artística atravessada pelo Colorismo, uma questão do racismo estrutural.
O evento é gratuito e aberto ao público, mas sujeito a lotação. É um convite para todos que se interessam por escrita e pelo processo de ensino-aprendizagem de Língua e Literatura para jovens.
Haverá um piquenique coletivo durante os trabalhos, quem vier, traga sua colaboração!
Para mais informações sobre este e outros projetos, acompanhe nas redes sociais @arteziriguidum
SERVIÇO:
3º 3º ‘Encontro Marcado com a Arte para a Literatura’ no Arte Ziriguidum
Data: Sábado, 29 de março
Horário:
14h - Abertura da casa
14h30 - Início das atividades
17h - Piquenique
17h30 - Encerramento das atividades
Local: Arte Ziriguidum (Rua Ouro Preto, 102, Jardim dos Estados - Poços de Caldas)
*Gratuito (sujeito à lotação do espaço)