NOTAS RÁPIDAS – 26/03

26/03/2025 16h02 - Atualizado há 5 dias

 

APÓS POLÊMICA, TIKTOK REMOVE FILTRO QUE DEIXAVA USUÁRIOS MAIS GORDOS

O TikTok removeu um filtro controverso que permitia aos usuários alterar fotos para que parecessem mais gordos.
Cada vídeo com filtro de IA no aplicativo segue o mesmo padrão. Começa com uma foto não editada do usuário - geralmente magro - antes que o “chubby filter” (algo como “filtro gordinho”) desça pela tela, alterando o físico, enquanto a música “Anxiety”, da rapper e cantora americana Doechii toca.
À medida que mais e mais desses vídeos apareciam, uma reação negativa se construiu por parte de usuários preocupados com uma mensagem implícita de vergonha corporal. As pessoas começaram a comentar sobre os conteúdos virais.
A CNN entrou em contato com o TikTok para comentar. A empresa disse à BBC que removeu o filtro de seu aplicativo e que estava revisando os vídeos que apresentavam o filtro, tornando-os inelegíveis para recomendação e bloqueando-os de contas de adolescentes. O TikTok acrescentou que o filtro foi carregado por uma empresa chamada CapCut, que é uma entidade separada, mas tem a mesma empresa controladora, a ByteDance.

FONTE: CNN Lifestyle - @cnnlifestyle

 

POR QUE O SABOR DO CAFÉ ESPECIAL MUDA APÓS ESFRIAR? ENTENDA FENÔMENO

É bem provável que o melhor do seu café especial não esteja no primeiro gole, mas sim no último. É isso mesmo! À medida que a bebida esfria, o amargor diminui e novos sabores e aromas começam a surgir, como doçura, acidez e até notas de frutas e caramelos que antes não estavam tão perceptíveis.
Essa mudança acontece porque quando o café especial está quente, alguns compostos dominam nossas papilas gustativas. Conforme a temperatura diminui, eles se equilibram, permitindo maior sutileza sensorial e revelando sabores mais complexos. O que começou como um único sabor se transforma em uma experiência com diversas camadas sensoriais.
O colunista @caiotucunduva explica melhor essa história. Saiba mais acessando o link da bio.

FONTE: CNN Viagem & Gastronomia - @cnnviagemegastronomia

 

SEM “GARANTIA DE QUALIDADE”, PEÇA DE HARRY POTTER É CANCELADA NO BRASIL

O jeito é se contentar com o livro mesmo… A peça “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada”, que receberia uma montagem brasileira pela primeira vez, foi cancelada.
A marca detentora dos direitos alegou que não seria possível viabilizar a peça dentro dos padrões exigidos no país.

FONTE: Splash UOL - @splash_uol

 

APPLE E HARVARD LANÇAM ESTUDO REVOLUCIONÁRIO SOBRE SAÚDE FÍSICA, MENTAL E BEM-ESTAR

A Apple deu início ao “Apple Health Study”, um estudo inovador em parceria com o Brigham and Women’s Hospital, afiliado de ensino da Harvard Medical School, para explorar como iPhone, Apple Watch e AirPods podem ajudar a entender e melhorar a saúde física, mental e o bem-estar geral.
A pesquisa investiga como dados de tecnologia podem prever, monitorar e gerenciar mudanças na saúde dos participantes, abrangendo áreas como saúde cardiovascular, saúde mental, sono e muito mais.
O estudo já está disponível no aplicativo “Research” para participantes nos Estados Unidos.

FONTE: INVOGA Saúde - @invogasaude

 

GOVERNO DIVULGA RESULTADO DO PIB DE MINAS GERAIS NESTA QUARTA-FEIRA

Governo de Minas Gerais e a Fundação João Pinheiro (FJP) apresentaram na manhã desta quarta-feira (26/3), na sede do BDMG, em Belo Horizonte, os números oficiais do Produto Interno Bruto (PIB) do estado em 2024. O PIB é o principal indicador do valor econômico gerado pelas atividades produtivas de um território em um período, permitindo entender os fatores que influenciam o desempenho da economia.

FONTE: Governo de Minas - SECOM - [email protected]

 

PROJETO INSTITUI POLÍTICA DE INCENTIVO AO SETOR DE TI NO ESTADO

A Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) avalizou em 1º turno, nesta quarta-feira (26/3/25), o Projeto de Lei (PL) 1.589/23, que trata do incentivo ao setor de tecnologia da informação (TI) no Estado.
A proposta original, de autoria do deputado Gustavo Santana (PL), institui programa de incentivo a investimentos, para fomentar a contratação de produtos e serviços nacionais de TI, a capacitação profissional e o desenvolvimento do setor.
Entre as principais medidas propostas, estão a concessão de incentivos fiscais sobre ISS e ICMS, a aplicação de recursos estaduais no setor, a promoção de cooperação internacional para formação de profissionais e o apoio a startups, por meio de incubadoras.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) alertou, em seu parecer, que a criação de programas ou campanhas tem natureza eminentemente administrativa, matéria de competência exclusiva do Poder Executivo. Dessa forma, o substitutivo nº 1 passou a prever princípios e diretrizes para uma política de estímulo aos produtos e serviços de TI.

FONTE: ALMG - Assessoria de Imprensa - [email protected]

Notícias Relacionadas »