A Santa Casa de Poços de Caldas, em parceria com a PUC Minas, Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e Corpo de Bombeiros, realizou no último dia 14 o 1º Simpósio de Atendimento de Emergência em Grande Magnitude. O evento, sediado no auditório 2 da PUC Minas Campus Poços de Caldas, foi considerado um sucesso e representou um importante passo para a criação de um Plano Municipal de Ação em caso de grandes catástrofes.
O simpósio contou com a participação de renomados palestrantes e reuniu profissionais de diversas áreas essenciais para a gestão de emergências. Entre os destaques esteve a palestra do deputado federal e 1º tenente do Corpo de Bombeiros, Pedro Aihara, que abordou a comunicação em crise e as lições aprendidas no atendimento de múltiplas vítimas, utilizando a tragédia de Brumadinho como exemplo. Sua apresentação foi uma das mais concorridas do evento.
Outros temas relevantes também foram discutidos ao longo do dia, como a construção do Plano Municipal de Atendimento a Emergências, a importância da integração entre os diferentes órgãos envolvidos no socorro, estratégias de comunicação em crises, protocolos de atendimento e a resiliência emocional dos profissionais que atuam em situações de catástrofe.
O superintendente da Santa Casa, Dr. Renan Starling Braga, ressaltou a relevância do evento para a elaboração de um plano de contingência eficaz. “Esse evento foi realizado pela Santa Casa em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura, com o objetivo de desenvolver um plano de ação que envolva todas as instituições de Poços de Caldas. Em situações de grande magnitude, a cooperação entre os setores é essencial para garantir um atendimento eficaz e evitar novos desastres”, disse o Dr. Renan.
O evento também foi marcado pela presença de autoridades e profissionais da saúde, segurança pública, defesa civil e demais setores envolvidos no atendimento de emergências. O grande interesse demonstrado pelos participantes reflete a necessidade de iniciativas como essa para fortalecer a estrutura de resposta a crises no município.
O secretário de Saúde, Dr. Luis Augusto de Faria Cardoso, também enfatizou a importância da prevenção e do treinamento. “O risco está presente a todo momento, e muitas vezes não estamos preparados. O depoimento do deputado Pedro Aihara sobre Brumadinho nos fez refletir sobre a necessidade de planejamento e capacitação constante. Eventos como esse permitem que Poços de Caldas fortaleça sua capacidade de resposta a emergências”, afirmou.
Durante sua apresentação, o deputado Pedro Aihara destacou a relevância da integração entre os diversos órgãos para a eficiência do atendimento. “Quando conhecemos previamente os protocolos e as equipes envolvidas, conseguimos agir de forma mais assertiva em situações de crise. A preparação salva vidas”, explicou.
Com a ampla participação de especialistas e instituições, o simpósio foi um marco na preparação do município para emergências de grande magnitude. A expectativa agora é que as discussões avancem para a implantação de um Plano Municipal de Atendimento a Emergências, garantindo mais segurança e eficiência na resposta a possíveis desastres.
O evento contou com o patrocínio da Case Engenharia, Marcenaria Consolini, Nestlé Health Science, Monte Cristo Residencial Sênior, Drogaria Drogavila, Araújo Centro Automotivo, Espaço Vida, Instituto da Cicatrização, Moraes Centro Automotivo, Laboratório Dra. Tânia, LaPriore Serviços Médicos e Casa de Bolos.