CASO DE INGRID GUIMARÃES INSPIRA PROJETO DE LEI QUE PROÍBE “DOWNGRADE” SEM CONSENTIMENTO
Após a atriz Ingrid Guimarães relatar uma situação constrangedora em um voo da companhia American Airlines, um projeto de lei foi criado para proibir o ‘downgrade’ sem o consentimento do passageiro. A artista contou que foi coagida no dia 7 de março a deixar seu assento na classe Premium Economy para ceder lugar a outro passageiro.
O projeto, apresentado pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA), cria uma regra no Código Brasileiro de Aeronáutica que proíbe o remanejamento de assentos em classes diferentes sem o consentimento dos passageiros envolvidos. Além disso, a proposta proíbe “expor a constrangimento” a pessoa que se recusar a trocar de assento. Caso isso aconteça, a companhia aérea receberá uma multa administrativa.
A PL espera por despacho para começar a tramitar no Senado.
FONTE: Terra Brasil - @terrabrasil
MAIS DE 60 PEGADAS DE DINOSSAURO SÃO DESCOBERTAS DENTRO DE ESCOLA AUSTRALIANA
Um notável registro do Jurássico Inicial esteve escondido à vista de todos por 20 anos em uma laje de rocha exposta em uma escola de ensino médio em Biloela, Austrália, de acordo com um novo estudo.
Embora os pesquisadores soubessem que a laje de 1,5 metro de comprimento tinha cerca de 200 milhões de anos e abrigava uma abundância de pegadas de dinossauros visíveis, a significância do fóssil permanecia incerta.
Agora, uma equipe de paleontólogos estudando a superfície da rocha encontrou 66 pegadas fossilizadas de 47 dinossauros individuais pertencentes à icnoespécie Anomoepus scambu.
Icnoespécies são organismos identificados apenas através de fósseis-traço, ou fósseis que são impressões deixadas, como pegadas, em vez dos organismos em si.
FONTE: CNN Lifestyle - @cnnbrlifestyle
ESTUDO INDICA QUE DOADORES FREQUENTES DE SANGUE TÊM MENOR RISCO DE CÂNCER
Um estudo realizado pelo Instituto Francis Crick, em Londres, sugere que a doação regular de sangue pode reduzir o risco de câncer, especialmente leucemia. A pesquisa analisou amostras de sangue de doadores frequentes e esporádicos, comparando as células geneticamente diferentes de ambos os grupos. Embora ambos apresentassem mutações em um gene associado à leucemia, as alterações nos doadores frequentes não estavam ligadas ao câncer.
Experimentos em laboratório com camundongos mostraram que as mutações observadas nos doadores regulares ajudavam as células a se recuperar da perda de sangue sem gerar leucemia. O estudo aponta que a doação pode promover mutações benéficas para a regeneração celular, mas ressalta a necessidade de mais pesquisas para confirmar esses resultados em uma amostra maior.
FONTE: Reinaldo Gottino - @rgottino
CRISTO REDENTOR É O DESTINO BRASILEIRO MAIS PROCURADO POR ESTRANGEIROS EM SITES DE BUSCA
O monumento ao Cristo Redentor permanece como o destino mais procurado do Brasil entre os turistas internacionais nos sites de busca da internet. Em 2025, o Rio já é o destino principal reservado. O Rio de Janeiro também segue à frente no ranking dos dez atrativos brasileiros mais buscados na internet, tendo o Cristo Redentor como o primeiro da lista, com mais de 175 mil consultas em um ano. Os dados constam da edição da revista Tendências do Turismo 2025, produzida pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e pelo Ministério do Turismo (MTur).
O Cristo Redentor ganha ainda mais destaque com o lançamento da campanha da Embratur “Rio, Cidade Abençoada”, feito durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) na última quarta-feira (12). O objetivo é promover a capital fluminense no mercado europeu, destacando seu potencial para o turismo religioso e esportivo.
De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, “o mundo identifica o Brasil quando vê o Cristo Redentor. O Rio de Janeiro é o grande cartão-postal e a porta de entrada do país. Mas a maior riqueza de nossa cidade não se traduz em imagens, é a nossa capacidade de acolher com alegria todos os povos do mundo, independentemente do credo, da cor da pele, da região do planeta. É esse o Rio que vamos mostrar para o mundo”, afirmou.
FONTE: Exame - @exame
SANTUÁRIOS MARINHOS DO BRASIL ESTÃO CONTAMINADOS POR MICROPLÁSTICOS
Apesar de serem consideradas santuários da biodiversidade, as áreas marinhas protegidas (AMPs) do Brasil não estão imunes à contaminação por microplásticos. Um estudo recente revelou que mesmo as AMPs classificadas como áreas de proteção integral (APIs), que são as mais restritivas para a intervenção humana, apresentam contaminação por esse material.
A pesquisa, que contou com a participação de cientistas brasileiros e australianos, utilizou moluscos bivalves (ostras e mexilhões) como organismos-sentinelas para avaliar a contaminação. Os resultados foram publicados na revista Environmental Research.
“Nosso estudo mostrou que a contaminação por microplásticos ocorre até mesmo nas áreas de proteção ambiental mais restritivas. Por exemplo, no Atol das Rocas, onde não há qualquer atividade econômica nem é permitida a visitação de turistas. Os microplásticos podem chegar a locais assim transportados pelo vento ou pelas correntes oceânicas”, conta à Agência Fapesp Ítalo Braga, professor do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo (IMar-Unifesp) e coordenador da pesquisa, financiada pela Fapesp.
FONTE: CNN Brasil - @cnnbrasil
OFICINAS DE EXTENSÃO 1/2025: INSCREVA-SE E AMPLIE SEUS CONHECIMENTOS
As Oficinas de Extensão da PUC Minas Poços de Caldas deste semestre já começaram. São 32 opções que serão ofertadas até o dia 17 de junho. Com um método pedagógico de curta duração, as dinâmicas contemplam diversas áreas do conhecimento e tanto alunos quanto professores, além da comunidade externa, podem se inscrever.
As inscrições devem ser feitas neste link e toda a oferta também pode ser conferida no mesmo endereço. Para qualquer dúvida, basta entrar em contato pelo telefone - que também é WhatsApp: (35) 3729-9246, das 08h às 17h.
FONTE: Assessoria de Comunicação - [email protected]