NOTAS RÁPIDAS – 21/03

21/03/2025 15h27 - Atualizado há 1 semana

 

PESQUISADOR BRASILEIRO ESPECIALISTA EM IA TEM ENTRADA NOS EUA BARRADA E ACREDITA EM BOICOTE

Um dos principais nomes da inteligência artificial (IA) do Brasil, o paulista Rodrigo Nogueira, teve o seu visto de entrada negado para os EUA, onde daria uma palestra na Universidade Harvard no dia 18 de abril.
Nogueira é formado na Unicamp e fundou a Maritaca AI em 2022, com o objetivo de ser uma espécie de “OpenAI brasileira”, ao adaptar e ajustar para o português brasileiro grandes modelos de linguagem.
O pesquisador acredita que teve a entrada no país negada devido à sua área de atuação. Embaixada americana no Brasil e o Consulado dos EUA em São Paulo não comentarão o caso.

FONTE: Estadão - @estadao

 

ARTE COMO REMÉDIO? MÉDICOS SUÍÇOS ESTÃO PRESCREVENDO VISITAS A MUSEUS

Em uma iniciativa revolucionária, médicos de Neuchâtel, na Suíça, estão receitando visitas a museus como parte do tratamento para doenças mentais e crônicas. O projeto-piloto disponibiliza 500 "receitas culturais" para acesso gratuito a exposições e até ao jardim botânico local.
A ciência já provou: a arte pode reduzir o estresse, aliviar sintomas de depressão e melhorar a qualidade de vida.
Inspirada por um estudo da OMS, essa ação aposta na cultura como ferramenta de cura.

FONTE: Guia das Artes - @guia.das.artes

 

IMS POÇOS ABRE EXPOSIÇÃO EM HOMENAGEM À POÇOS-CALDENSE LAUDELINA DE CAMPOS MELLO

O Instituto Moreira Salles de Poços de Caldas abre neste sábado, 22 de março, a exposição “Dignidade e luta: Laudelina de Campos Mello”, em homenagem à sindicalista e importante ativista na luta pelo reconhecimento e valorização do trabalho doméstico e pela conquista de direitos para a categoria, além de atuante na luta antirracista.
A exposição apresenta a trajetória, o pensamento e a militância de Laudelina de Campos Mello, nascida em 1904 em Poços de Caldas (MG) e recentemente inscrita no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria.
Saiba mais em www.descubrapocos.com.br.

FONTE: Descubra Poços de Caldas - @descubrapocosdecaldas

 

VINIL FAZ VENDAS FÍSICAS DE MÚSICA NO BRASIL VOLTAREM AO PATAMAR DE 2017

O segmento de vendas físicas do mercado de música no Brasil registrou um crescimento de 31,5% em 2024 e voltou a alcançar o patamar de 2017, conforme aponta o relatório Mercado Brasileiro de Música, produzido pela Pro-Música e divulgado na última quarta-feira (19).
O aumento foi impulsionado pela reafirmação do retorno do vinil, que domina o setor com 76,7% do faturamento no ano passado.
O formato já havia ultrapassado o CD em 2023 e se tornado o líder de faturamento no segmento e ampliou sua dianteira no ano passado, deixando o CD com apenas 23% das vendas.
No total, o mercado da música no Brasil, que cresceu 22,5%, movimentou R$ 3,08 bilhões e manteve o país na 9ª posição da lista dos maiores mercados de música no mundo, segundo o ranking da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI).
“Os números refletem não apenas o aumento do consumo de música no país, mas também a evolução das estratégias adotadas pelas gravadoras e plataformas digitais, que continuam a impulsionar o setor por meio de investimentos em tecnologia, distribuição e inovação”, diz o relatório.

FONTE: CNN Lifestyle - @cnnbrlifestyle

 

NOVA ORLEANS É A MELHOR CIDADE DO MUNDO PARA COMER EM 2025, SEGUNDO REVISTA

Curtir a gastronomia local é uma das melhores coisas ao visitar um novo destino, né? E, para ajudar na sua próxima aventura culinária, a revista Time Out divulgou uma lista das melhores cidades para isso.
No topo do ranking está Nova Orleans (EUA), que conquistou o 1º lugar na pesquisa global com mais de 18.500 pessoas. A cidade tem uma mistura de influências francesas, espanholas, vietnamitas e africanas.
Bangkok, na Tailândia, ficou em 2º lugar, com uma cena gastronômica que vai de restaurantes estrelados a barracas de rua onde é possível comer bem por apenas três dólares.

FONTE: CNN Viagem & Gastronomia - @cnnviagemegastronomia

 

NOVOS ARES NO CENTRO DE SP? REGIÃO GANHA 25 MIL NOVAS EMPRESAS E PREVÊ CRIAÇÃO DE 38 MIL EMPREGOS

Marcado pela degradação nos últimos anos, o Centro de São Paulo pode estar passando por novos ares no desenvolvimento econômico. Em 2024, a região ganhou 25 mil novas empresas e vive a expectativa da geração de empregos com a nova sede administrativa do governo estadual, que será transferida para os Campos Elíseos.
Segundo a gestão Tarcísio, serão criados 38 mil empregos diretos e indiretos com a construção da nova estrutura. O investimento total das obras será de R$ 4,7 bilhões. A execução e gestão do projeto serão realizadas por uma Parceria Público-Privada (PPP), com duração de 30 anos. O leilão está previsto para ocorrer ainda neste ano.
A nova sede vai concentrar secretarias e órgãos estaduais em um único espaço. Hoje, o governo paulista conta com mais de 22 mil funcionários distribuídos em 60 prédios em diferentes áreas da capital.
Segundo a administração estadual, a transferência busca impulsionar a atividade econômica, atrair investimentos e requalificar a região, frequentemente criticada por sua precariedade social. Hoje, o Centro é considerado degradado pela população e especialistas, sendo associado à violência e ao consumo de drogas. O novo prédio ficará na área que engloba a Cracolândia, nos arredores da Praça Princesa Isabel e da Estação Júlio Prestes.

FONTE: Exame - @exame

Notícias Relacionadas »