NOTAS RÁPIDAS – 20/03

20/03/2025 15h53 - Atualizado há 1 semana

 

CONSELHO AUTORIZA QUE FARMACÊUTICO PRESCREVA REMÉDIOS, MÉDICOS REAGEM

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) publicou uma resolução que autoriza farmacêuticos a prescrever medicamentos, incluindo aqueles que exigem receita médica. A nova norma foi divulgada no Diário Oficial de segunda-feira (17) e passa a valer no mês que vem, 30 dias após a publicação.
Segundo o CFF, a prescrição de remédios que precisam de receita estará restrita ao farmacêutico que possua Registro de Qualificação de Especialista (RQE) em Farmácia Clínica. Esse registro foi instituído pelo CFF este ano.
A medida gerou reação de associações médicas, que questionam a capacitação dos farmacêuticos para a função. Elas afirmam que o tema será alvo de processos judiciais. Os médicos alegam que a formação do farmacêutico não tem as disciplinas que existem no curso de medicina, como o exame clínico e a interpretação dos exames.
No #g1, detalhes sobre a resolução.

FONTE: Portal G1 - @portalg1

 

JAPÃO É A 1ª SELEÇÃO CLASSIFICADA PARA A COPA DO MUNDO DE 2026

O Japão venceu o Bahrein por 2 a 0 nesta quinta (20), no Estádio Saitama, e se tornou a primeira seleção a se classificar para a Copa do Mundo de 2026.
Daichi Kamada e Takefusa Kubo marcaram os gols do triunfo da seleção japonesa, que chegou a 19 pontos no Grupo C e não pode mais perder a liderança da chave.
Em 2022, no Catar, o Japão avançou para as oitavas, mas caiu nos pênaltis para a Croácia.
Vale lembrar que o torneio do ano que vem, que será realizado no Canadá, EUA e México, já terá a participação das seleções da casa.

FONTE: CNN Brasil - @cnnbrasil

 

IMAGENS DE SATÉLITE REVELAM PONTE ENTRE RÚSSIA E COREIA DO NORTE

Imagens de satélite revelaram a construção de uma nova conexão entre os dois países sobre o rio Tumen, na fronteira nordeste da Coreia do Norte.
A ponte, encomendada por Putin e prevista para 2026, terá 830 metros de extensão e facilitará o tráfego terrestre entre os países, que hoje só possuem uma ferrovia conectando seus territórios.
Além de impulsionar comércio e turismo, especialistas apontam que a ponte pode facilitar o envio de soldados e armamentos da Coreia do Norte para apoiar a Rússia na guerra da Ucrânia.

FONTE: the news - @thenews.cc

 

PRÍNCIPE WILLIAM VISITARÁ O BRASIL PELA PRIMEIRA VEZ PARA PROMOVER PREMIAÇÃO AMBIENTAL

O Príncipe William desembarcará no Brasil pela primeira vez em novembro para a cerimônia do The Earthshot Prize, no Rio de Janeiro. Criado em 2020, o prêmio reconhece soluções inovadoras para desafios ambientais, concedendo 1 milhão de libras a cada um dos cinco vencedores. Segundo Lauro Jardim, do O Globo, autoridades brasileiras e britânicas negociam os detalhes da visita.

FONTE: INVOGA - @invoga

 

FINLÂNDIA É O PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO, DIZ ONU; BRASIL SOBE 8 POSIÇÕES E OCUPA A 36ª POSIÇÃO NO RANKING DA FELICIDADE

A Finlândia foi eleita o país mais feliz do mundo pelo oitavo ano seguido, segundo ranking elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os países nórdicos dominaram novamente as primeiras posições. Para especialistas, o segredo dos finlandeses é um bom equilíbrio entre carreira e vida pessoal, além de uma forte política de bem-estar social.
O Brasil, por sua vez, saltou oito posições no ranking da felicidade, ficando na 36ª posição, aparecendo na frente de países como Espanha, Itália, Chile e Argentina. Dois destaques positivos da América Latina são Costa Rica e México, qu pela primeira vez entraram no top 10 da lista.
Já os Estados Unidos ficaram na sua pior posição do ranking desde 2012. A ONU acredita que a quantidade de refeições feitas pelos americanos sem companhia tenha um impacto no índice da felicidade.
O último do ranking é o Afeganistão, onde as mulheres são mais infelizes que os homens, com a repressão à população feminina tendo papel fundamental no resultado.

FONTE: Globo News - @globonews

 

PROJETO INCENTIVA DOAÇÃO DE CABELO E PERUCAS PARA PESSOAS EM TRATAMENTO DE CÂNCER

Recebeu parecer favorável de 2º turno da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quarta-feira (19/3/25), o Projeto de Lei (PL) 2.414/24. A proposição prevê a realização de ações de incentivo à doação de cabelo e perucas para pessoas em situação de vulnerabilidade que estejam em tratamento de câncer.
O projeto, de autoria do deputado Eduardo Azevedo (PL), insere dispositivo na Lei 20.609, de 2013, para que essas ações sejam realizadas no âmbito do Dia da Prevenção e do Combate ao Câncer em Minas Gerais, fixado em 27 de novembro.
O relator do projeto, deputado Arlen Santiago (Avante), emitiu parecer favorável na forma do substitutivo nº 1 ao vencido (texto aprovado em Plenário em 1º turno com alterações em relação ao projeto original). 
O substitutivo apresentado aprimorou a proposta ao retirar a restrição de incentivo à doação de cabelo e perucas somente a pacientes de câncer em tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS), possibilitando que usuários da rede privada também sejam considerados. 
Outra mudança foi a substituição da palavra “carente”, presente no texto original, pelo termo “pessoa em situação de vulnerabilidade”. Segundo o parecer do relator, o vocábulo “carente” estaria em desuso por possuir conotação paternalista e não especificar de maneira adequada o público ao qual se refere.
Com o aval da Comissão de Saúde, o PL 2.414/24 encontra-se pronto para votação definitiva no Plenário, antes de seguir para sanção do governador.

FONTE: ALMG - Assessoria de Imprensa - [email protected]

Notícias Relacionadas »