O disco chega às plataformas digitais no sábado
O cantor e compositor Mununu segue divulgando seu primeiro álbum autoral, ‘Baianeira’, e anuncia um show especial e gratuito nesta sexta-feira (21), às 20h, no Teatro da Urca, em Poços de Caldas. O disco chega às plataformas digitais no sábado (22), e também será disponibilizado no canal oficial do artista no YouTube.
A SONORIDADE DE ‘BAIANEIRA’ - Mununu define ‘Baianeira’ como um manifesto sonoro que transita entre as tradições afro-mineiras e baianas, unindo memórias, ritmos e afetos. O álbum costura a melancolia dos montes de Minas com a pulsante energia da Bahia, criando um território musical único, onde a riqueza da musicalidade negra se manifesta com profundidade e diversidade.
Inspirado por nomes como o Clube da Esquina, a percussividade baiana e a sofisticação harmônica da MPB, ‘Baianeira’ convida o ouvinte a uma experiência sensível e imersiva. Suas faixas narram histórias de pertencimento, resistência e celebração, envolvidas por harmonias refinadas e melodias que abraçam quem as escuta. Cada canção estabelece uma ponte entre o passado e o presente, reverenciando mestres e abrindo caminhos para novas possibilidades sonoras.
O SHOW - No show, Mununu apresenta as músicas do álbum e também reinterpreta canções de artistas que marcaram sua trajetória, como Sérgio Santos e Guinga. O repertório passeia por ritmos como afoxé, maracatu e jongo, incorporando uma roupagem jazzística sofisticada, com fortes influências de Minas Gerais e da Bahia. “‘Baianeira’ é a realização de um sonho e um reflexo de quem sou. Esse trabalho é uma homenagem à minha terra e à minha cultura, mas também uma mensagem de resistência e celebração das nossas raízes. Espero que o público sinta a energia e a verdade que coloquei em cada canção”, comenta Mununu.
O artista será acompanhado por um time de músicos talentosos: Jorge Viviani (direção musical e violão), Eduardo Sueitt (bateria), Raphael Du Valle (baixo), Ramon Barbosa (percussão), Rodrigo Almeida (piano) e Nanda Dearo (backing vocal).
Tanto o show quanto a gravação do disco foram viabilizados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura e da Prefeitura de Poços de Caldas. A gravação do álbum contou com o apoio do Ibis Poços de Caldas e da Box Door, enquanto o show tem incentivo cultural da Alcoa. A produção executiva é assinada por Chiara Carvalho, da Carvalho Agência Cultural.
CONHEÇA O ARTISTA - Antônio Rafael Andrade, conhecido artisticamente como Mununu, carrega no nome um carinhoso apelido criado por seu pai na infância. Cantor, compositor e intérprete natural de Poços de Caldas, Mununu tem um timbre de voz marcante que vem conquistando público, produtores e artistas. Com mais de 20 anos de carreira, ele se destaca por sua trajetória de valorização da cultura afro-brasileira.
Vivendo uma fase de amadurecimento artístico, Mununu tem explorado suas referências afro-brasileiras em composições, arranjos e melodias. Em 2021, foi finalista do Prêmio de Música de Minas Gerais com a canção ‘Galanga’, selecionada entre as 12 melhores do festival. Em 2023, lançou o single ‘Preta de Humaitá’, seguido de uma nova versão intitulada ‘Princesa Nagô’, em novembro de 2024.
Para mais informações sobre este e outros projetos, acompanhe as redes sociais @mununuoficial e @carvalhoagenciacultural.
SERVIÇO:
Mununu apresenta ‘Baianeira’
Data: Sexta-feira, 21 de março
Horário: 20h
Local: Teatro Benigno Gaiga (Espaço Cultural da Urca, Centro - Poços de Caldas)
*Gratuito (sujeito à lotação do espaço)
Disponível nas plataformas digitais
Lançamento: sábado, 22 de março
Para ouvir: https://linktr.ee/mununu
Youtube: https://www.youtube.com/@Mununu