NOTAS RÁPIDAS – 19/03

19/03/2025 15h07 - Atualizado há 1 semana

 

CIENTISTAS REVELAM QUE HUMANOS NÃO SÃO OS ÚNICOS A CONSUMIR ÁLCOOL

Uma pesquisa revela que o consumo de álcool é surpreendentemente comum entre animais na natureza. Diversas espécies ingerem etanol natural presente em frutas e néctares fermentados.
Estudos confirmam que insetos como abelhas e borboletas, aves como beija-flores, e mamíferos incluindo primatas como chimpanzés consomem regularmente álcool. Algumas frutas silvestres, como as da palmeira preta, podem conter níveis de etanol comparáveis aos de uma cerveja comum (5%).
Diferentemente das histórias populares sobre "animais bêbados", os cientistas acreditam que a evolução favoreceu adaptações que melhoram o metabolismo do etanol, evitando a embriaguez.
O álcool pode oferecer benefícios nutricionais e propriedades antimicrobianas para os animais. As moscas-das-frutas, por exemplo, utilizam o etanol para se automedicar contra parasitas.
"Está claro que a festa está crescendo, e nós somos apenas uma das muitas espécies que consomem etanol", conclui a pesquisadora.

FONTE: Zat.News - [email protected]

 

CATARATAS DO IGUAÇU PODEM “MUDAR DE DONO” APÓS DISPUTA JUDICIAL

Uma decisão da Justiça transferiu uma área equivalente a mais de mil campos de futebol do Parque Nacional do Iguaçu, que pertence à União, para o estado do Paraná.
O parque do Iguaçu é o segundo mais visitado do país. As cataratas receberam 1,9 milhão de visitantes no ano passado, gerando uma receita de R$ 211,7 milhões, dos quais R$ 14,8 milhões foram para o ICMBio.
O instituto esclareceu que a decisão judicial não altera a administração do Parque Nacional do Iguaçu nem interfere na sua arrecadação.

FONTE: UOL Notícias - @uolnoticias

 

MELHOR CIDADE PARA NÔMADES DIGITAIS: TEMPERATURA MÉDIA, CUSTO DE VIDA E INTERNET BOA LEVAM RIO A LIDERAR RANKING INTERNACIONAL

A cidade do Rio de Janeiro liderou o ranking de 10 destinos de inverno mais procurados por nômades digitais, segundo um estudo divulgado pelo portal Aviation Direct. A publicação foi citada na 6ª edição da revista eletrônica Tendências do Turismo, elaborada pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur, divulgada na última semana. No quesito preferido dos nômades digitais, o Rio aparece em primeiro lugar, na frente de Bangkok, na Tailândia, e Buenos Aires, na Argentina.

FONTE: Jornal O Globo - @jornaloglobo

 

NEM PILATES, NEM HIDRO. O EXERCÍCIO QUE PESSOAS COM MAIS DE 60 DEVEM PRATICAR, SEGUNDO HARVARD

Pessoas com mais de 60 anos não podem deixar de se exercitar, não apenas pelo fortalecimento muscular, mas também pelo bem do cérebro. Uma pesquisa de Harvard mostrou que a caminhada tem efeitos incríveis na memória e na função cognitiva.
A caminhada aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro, o que ajuda a melhorar a memória, a atenção, o raciocínio e a velocidade de processamento de informações.
Outro estudo, publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences, revelou que apenas 10 minutos diários de exercício leve são suficientes para aprimorar a capacidade de armazenamento e recordação de memórias.

FONTE: ND Mais - @ndmais

 

53º FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO ATINGE A MARCA DE 500 PRODUÇÕES INSCRITAS EM UMA SEMANA

53º Festival de Cinema de Gramado, que acontece entre 13 e 23 de agosto de 2025, chegou à marca de 500 produções inscritas para as mostras competitivas brasileiras em apenas uma semana. Entre os longas-metragens, já foram inscritos 35 ficcionais e 44 documentais. As inscrições seguem até o dia 30 de março através do site www.inscricoescinema.com.br.
Este ano serão selecionados até oito longas brasileiros, até cinco longas documentais e doze curtas-metragens brasileiros. O regulamento completo desta edição está disponível no site oficial do festival (www.festivaldegramado.net). 
A curadoria da 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado é composta pelo jornalista, professor e crítico de cinema Marcos Santuário, pelo ator e diretor de cinema Caio Blat e pela atriz Camila Morgado, que passa a integrar o time.

FONTE: Beatriz Carrilho - Palavra Assessoria em Comunicação - [email protected]

Notícias Relacionadas »