Prefeitura anuncia novo secretário, novas ambulâncias e novidades na Saúde

17/03/2025 17h18 - Atualizado há 2 semanas
Prefeitura anuncia novo secretário, novas ambulâncias e novidades na Saúde
José Gabriel Pontes Baeta da Costa, Dr. Luis Augusto de Faria Cardoso, Eduardo Januzzi de Carvalho, Paulo Ney de Castro Jr. e Dr. Frederico Toledo Campo Dall’Orto

 

Entre as ações está a reativação da base do SAMU na zona sul da cidade e a retomada dos mutirões

 

Na manhã desta segunda-feira (17), o prefeito Paulo Ney e o vice-prefeito Eduardo Januzzi anunciaram várias conquistas para a área da saúde de Poços de Caldas com o objetivo de aprimorar o atendimento à população e agregar valor aos serviços com economia, tornando a gestão dos serviços de saúde do município mais eficiente. Durante o evento, foram entregues as chaves de três novos veículos da frota de saúde aos motoristas. Com esse reforço, a gestão espera oferecer um atendimento mais ágil e eficiente no transporte de pacientes pelo SAMU municipal, beneficiando diretamente a população.

Depois de anunciar uma economia superior a R$ 2 milhões desde a rescisão do convênio anterior, agora com a utilização das 3 novas ambulâncias estima-se uma nova economia com aluguéis. Pelo convênio anterior, o município desembolsava com aluguel de ambulâncias para o SAMU aproximadamente R$ 90 mil mensais, com menos ambulâncias em operação, mas com a aquisição de três novas ambulâncias esse valor cairá para cerca de R$ 20 mil por mês, com ampliação dos serviços, representando uma economia superior a R$ 800 mil por ano.

SAMU NA ZONA SUL - A Prefeitura também anunciou a reativação da base do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) na zona sul da cidade, além da previsão de implementação de uma nova modalidade de serviço de atendimento móvel intermediário no SAMU, graças as novas ambulâncias anunciadas.

NOVO SECRETÁRIO - Também foram divulgadas mudanças na Secretaria Municipal de Saúde. O Dr. Frederico Toledo Campo Dall’Orto deixa o cargo para se dedicar a um grupo internacional de pesquisas, e seu substituto será o então Secretário Adjunto, Dr. Luis Augusto de Faria Cardoso. Para ocupar a função de Secretário Adjunto, foi nomeado José Gabriel Pontes Baeta da Costa, que já vem atuando como diretor do Departamento de Gestão Administrativa e Financeira da pasta. Abaixo, um breve resumo profissional de ambos os profissionais.

O vice-prefeito Eduardo Januzzi agradeceu o trabalho do Dr. Frederico à frente da Saúde neste início de gestão, destacando sua atuação no mapeamento, planejamento estratégico e organização da Secretaria. Ele também ressaltou o papel fundamental do médico na equipe de transição e explicou que, embora estivesse previsto que ele permanecesse somente nesse período, sua atuação foi continuada para garantir as mudanças necessárias, contribuindo significativamente para a evolução da saúde em Poços de Caldas.

MUTIRÕES - Outra ação anunciada foi a retomada dos mutirões para atender à alta demanda em espera por cirurgias e exames, iniciando-se pelas áreas de oftalmologia, otorrinolaringologia e ortopedia, destacando-se também os esforços para equalização das filas de tomografia sem contraste ambulatorial, fisioterapia e colonoscopia, já superadas com menos de 100 dias de governo. Além disso, a administração segue trabalhando na regularização de outras demandas reprimidas e de outros serviços para garantir melhor eficiência na rede de saúde.

 

HISTÓRICO PROFISSIONAL DOS NOVOS GESTORES

Dr. Luis Augusto de Faria Cardoso tem uma carreira sólida na medicina e gestão em saúde. Formado em Medicina, com residência e título de especialista em Clínica Médica, possui experiência em Medicina Interna, Terapia Intensiva e Gestão de Saúde Populacional. Tem pós-graduação em Gestão em Saúde, MBA Executivo pelo INSPER/ Einstein complementados na Alliance Manchester Business School. Com mais de 12 anos de experiência em gestão no SUS e no setor privado, no SUS ele ocupou por último a função de Superintendente Regional de Saúde do Estado de Minas Gerais, onde foi responsável pelo planejamento e coordenação de projetos de saúde para mais de 150 municípios, incluindo Poços de Caldas, onde durante a sua gestão foi o responsável pela aprovação/ liberação do projeto do Hospital Oncológico de Poços de Caldas.

José Gabriel Pontes Baeta da Costa é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e especializado em Direito Constitucional. Já atuou como Assessor Jurídico da Polícia Militar de Minas Gerais e presidiu a Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB local, tendo já sido conselheiro e presidente do Conselho Municipal de Saúde. Seu conhecimento jurídico, administrativo e de controle social no SUS tem sido essencial para fortalecer a gestão da saúde no município.

Ambos os gestores destacaram o compromisso de dar continuidade aos projetos em andamento e de implementar novas iniciativas que aprimorem o atendimento à comunidade de Poços de Caldas.

 

 

 

 


FONTE: FONTE E FOTO: SECOM Poços de Caldas - [email protected]
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