FLIMA 2025 homenageia Milton Hatoum e discute “Deslocamentos e Pertencimentos”

17/03/2025 14h42 - Atualizado há 2 semanas

 

Festa Literária da Mantiqueira acontece entre os dias 15 e 18 de maio, em Santo Antônio do Pinhal (SP), e tem editais abertos para seleção de atividades

Festa Literária da Mantiqueira - FLIMA chega à sua edição de 2025 com um olhar voltado para as experiências de deslocamento e pertencimento. O evento, que acontece entre os dias 15 e 18 de maio, em Santo Antônio do Pinhal (SP), terá como homenageado o escritor Milton Hatoum, reconhecido por sua obra que transita entre memórias, migrações e identidades culturais.

Com um trio curatorial formado por Maria Carolina Casati, Cristiane Tavares Roberto Guimarães, a programação reúne autores de diferentes trajetórias e abordagens literárias, prezando pelo diálogo com o tema central. 

Entre os nomes já confirmados estão Jamil Chade, Milly Lacombe, Edimilson de Almeida Pereira, Prisca Agustoni Kaká Werá. A curadoria busca promover debates e reflexões sobre o impacto dos deslocamentos - geográficos, sociais e simbólicos - na formação das subjetividades e na construção de narrativas.

“Vivemos um momento histórico complexo e delicado, em que o outro muitas vezes é percebido não como diferente, mas como inimigo", afirma Roberto Guimarães, um dos curadores e diretor do festival. “Acreditamos que o contato com a literatura pode contribuir para aproximar as pessoas, ampliando as possibilidades de diálogo.”

Milton Hatoum é autor homenageado 
A escolha de Milton Hatoum como homenageado reforça essa proposta. Seus romances, como "Dois Irmãos" e "Cinzas do Norte", exploram as múltiplas camadas da identidade brasileira e os efeitos das migrações internas e externas. Durante o evento, sua trajetória e obra serão debatidas em diferentes mesas e atividades. 

"A obra de Milton Hatoum dialoga de forma muito contundente com o tema da FLIMA. Tanto do ponto de vista ético, quanto esteticamente falando, há na poética deste autor provocações sobre as relações entre identidade e território, poder e privilégio, opressão e liberdade. Uma voz, sem dúvida, indignada com seu tempo e irmanada com desejos de justiça e paz”, conta Cris Tavares, uma das curadoras. 

Para o homenageado, é uma grande honra. “A FLIMA é um evento literário importante e já consolidado. Penso que o tema (“Deslocamentos, Pertencimentos”) tem tudo a ver com uma certa tradição romanesca e com questões essenciais do nosso tempo", afirma Milton Hatoum.

Milton Hatoum é escritor, tradutor e um dos mais premiados autores da literatura brasileira contemporânea. Nascido em Manaus, publicou romances como Relato de um certo OrienteDois IrmãosCinzas do NorteÓrfãos do EldoradoA Noite da Espera e Pontos de Fuga. Sua obra, marcada por temas como memória, identidade e deslocamento, foi traduzida para 12 idiomas e publicada em 14 países.

Formado em Arquitetura, Hatoum também atuou como professor e jornalista, vivendo em cidades como Brasília, São Paulo, Madrid, Barcelona e Paris. Ao longo de sua carreira, conquistou diversos Prêmios Jabuti, incluindo o de Melhor Romance por Relato de um certo Oriente (1990), sua estreia na literatura. Além de ficção, Hatoum também publicou ensaios e artigos sobre literatura brasileira e latino-americana em jornais e revistas do Brasil, Espanha, França e Itália.

Sua obra foi adaptada para cinema, televisão e quadrinhos, com destaque para a série Dois Irmãos (TV Globo, 2017) e o longa-metragem Retrato de um certo Oriente, dirigido por Marcelo Gomes e lançado no ano passado, que conquistou prêmios como o de melhor filme no Festival de Huelva na Espanha.

EDITAIS ABERTOS - Além das conversas com autores, a FLIMA 2025 terá apresentações musicais e seguirá com sua proposta de programação diversificada, incluindo oficinas, apresentações artísticas e encontros com leitores, consolidando-se como um espaço de valorização da literatura e do pensamento contemporâneo. 

Como forma de horizontalizar a possibilidade de participação de artistas de todo o país, também estão abertos editais, até 20 de março, para recebimento de propostas tanto para a programação adulta como infantojuvenil, na Fliminha. Os editais podem ser acessados no site do evento: https://flima.net.br/ 

SOBRE A FLIMA - Com sede em Santo Antônio do Pinhal (SP), a Festa Literária da Mantiqueira (FLIMA) é um festival de literatura que, desde 2018, promove a difusão literária, a formação de leitores e a valorização do livro na região da Serra da Mantiqueira. A próxima edição da FLIMA acontecerá entre os dias 15 e 18 de maio de 2025, no Outono, época do ano mais encantadora na Mantiqueira. 

A FLIMA acontece em um território de grande valor ambiental, respeitando sua ocupação e promovendo um desenvolvimento cultural sustentável e inclusivo. A festa também é um espaço de celebração da literatura viva, homenageando escritores brasileiros contemporâneos e proporcionando encontros entre autores e leitores. Em suas cinco primeiras edições, o festival realizou mais de 300 atividades, contando com cerca de 50 mil participantes e a presença de nomes como Conceição Evaristo, Itamar Vieira Junior, Ana Maria Machado, Daniel Munduruku, Ailton Krenak, Sidarta Ribeiro, Eliane Brum e muitos outros.

Se você deseja apoiar ou patrocinar a FLIMA 2025, entre em contato pelo e-mail [email protected] 

SERVIÇO:
Acesse mais informações sobre a FLIMA no site https://flima.net.br/ 


FONTE: FONTE: Jéssica Balbino - [email protected] - FOTO: Divulgação
Notícias Relacionadas »