TRÊS DIAS SEM O USO DO CELULAR PODEM REINICIAR SEU CÉREBRO, DIZ ESTUDO
Um estudo recente conduzido pelas universidades de Heidelberg e Colônia, na Alemanha, revelou que uma pausa de três dias no uso de smartphones pode provocar mudanças significativas no cérebro humano, semelhantes às observadas em casos de dependência de substâncias como nicotina ou álcool. No experimento, 25 jovens adultos, com idades entre 18 e 30 anos, abstiveram-se do uso de seus celulares por 72 horas. Imagens de ressonância magnética e avaliações psicológicas realizadas antes e depois desse período mostraram alterações nos sistemas de dopamina e serotonina, neurotransmissores associados ao comportamento compulsivo e ao controle do humor.
Esses achados reforçam a hipótese de que o uso constante de smartphones pode levar a comportamentos aditivos. Os pesquisadores destacam que, embora o desejo de utilizar o telefone esteja frequentemente ligado à necessidade de interação social, ambos os processos estão profundamente interligados na sociedade atual. Eles sugerem que os mecanismos neuronais identificados podem aumentar o comportamento aditivo em indivíduos propensos ao uso excessivo de smartphones.
FONTE: Terra Fatos - @terrafatos
PROCESSOS POR ERROS MÉDICOS CRESCEM 506% EM UM ANO
O número de processos por falhas médicas cresceu 506% em um ano, totalizando 74.358 ações judiciais em 2024, segundo o CNJ.
Os erros incluem casos de negligência, imprudência e imperícia, levantando preocupações sobre a qualidade do atendimento e a capacitação dos profissionais de saúde.
A OMS alerta que 1 em cada 10 pacientes no mundo sofre com cuidados inseguros. O aumento de denúncias no Brasil reflete maior conscientização, mas também expõe falhas no sistema de saúde.
FONTE: Viralizou - @viralizou
DIVÓRCIO ENTRE PESSOAS 50+ AUMENTA E REFLETE NOVA REALIDADE BRASILEIRA
O divórcio cinza - termo que designa separações entre pessoas com mais de 50 anos – registrou aumento de 30% nos últimos anos no Brasil, segundo dados do Registro Civil do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em 2010, estas separações representavam apenas 10% do total de divórcios no país.
A independência financeira feminina e a busca por autoconhecimento estão entre os principais fatores para este crescimento, que reflete profundas mudanças comportamentais na sociedade brasileira, especialmente entre as mulheres maduras que agora priorizam satisfação pessoal após décadas de casamento.
A legislação passou por importantes mudanças que simplificam o processo de divórcio. As atualizações legislativas transformaram o divórcio em um direito que pode ser exercido unilateralmente, sem necessidade de acordo mútuo. Para casais sem filhos menores e em consenso, o processo pode ser realizado integralmente online através da plataforma e-Notariado, simplificando uma decisão que representa, para muitos, o início de uma nova fase da vida.
FONTE: Zat.News - [email protected]
CADA CIGARRO CUSTA AOS HOMENS 17 MINUTOS E ÀS MULHERES 22 MINUTOS DE VIDA, ALERTA ESTUDO
Um estudo recente da University College London revelou que cada cigarro fumado reduz, em média, 20 minutos da expectativa de vida de uma pessoa. A pesquisa foi encomendada pelo Departamento de Saúde e Assistência Social do Reino Unido.
De acordo com o estudo, os homens perdem aproximadamente 17 minutos por cigarro, enquanto as mulheres perdem cerca de 22 minutos. Esses números são superiores às estimativas anteriores, que apontavam uma redução de 11 minutos por cigarro.
Os dados foram obtidos a partir de estudos de longo prazo, como o British Doctors Study e o Million Women Study, que analisaram a mortalidade de homens e mulheres ao longo de várias décadas.
FONTE: Viralizou - @viralizou
PACIENTES QUE RECEBERAM VACINA TESTE CONTRA CÂNCER DE RIM ESTÃO LIVRES DA DOENÇA HÁ TRÊS ANOS
Uma vacina contra o câncer de rim teve resultados impressionantes: três anos após os testes, os nove pacientes que participaram do tratamento continuam livres da doença.
O estudo, conduzido pelo Dana-Farber Cancer Institute, nos EUA, desenvolveu o medicamento sob medida para cada um, a partir do tecido do tumor removido em cirurgia.
Um novo ensaio clínico está em andamento e, caso tenha sucesso, a abordagem pode revolucionar o tratamento do câncer renal.D
FONTE: Nova TV - @novatvoficial
ENERGIA ELÉTRICA | PESQUISA DA ABRADEE COMEÇA EM POÇOS DE CALDAS
Teve início nesta terça-feira, dia 11, a etapa de campo da Pesquisa de Satisfação do Cliente Residencial da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), com a aplicação de questionários no município. Os entrevistadores da Innovare Pesquisa, empresa contratada pela Abradee, estarão devidamente identificados, com colete e crachá. A previsão de conclusão dos trabalhos é em 20 de abril.
Para verificar a satisfação do cliente, a pesquisa avalia itens referentes à qualidade do serviço prestado, como o valor percebido, a comunicação, entre outros. A iniciativa busca estimular a cooperação e a melhoria da gestão das empresas, por meio do reconhecimento e valorização dos esforços das distribuidoras em várias categorias, como Saúde e Segurança, Gestão Operacional, Avaliação pelo Cliente e Nacional.
No ano passado, a DME Distribuição conquistou o primeiro lugar em todas as categorias, no grupo até 500 mil consumidores.
FONTE: [email protected]