META MOSTRA IA QUE TRADUZ PENSAMENTOS EM PALAVRAS COM 80% DE PRECISÃO
Pesquisadores da Meta FAIR, em parceria com o Basque Center on Cognition, Brain and Language, conseguiram decodificar frases completas a partir de sinais cerebrais usando inteligência artificial.
Com uma precisão de até 80%, o estudo utilizou técnicas não invasivas como Magnetoencefalografia (MEG) e Eletroencefalograma (EEG), oferecendo um novo caminho para interfaces cérebro-computador sem necessidade de cirurgias.
A pesquisa revelou como o cérebro transforma pensamentos em palavras, identificando o exato momento em que ideias viram linguagem. Entre outros avanços, isso pode revolucionar tratamentos para pessoas que perderam a fala devido a lesões cerebrais.
FONTE: Zat.News - [email protected]
OSCAR 2025: “ANORA” CHEGA COMO FAVORITA A MELHOR FILME, SEGUNDO PRINCIPAIS “TERMÔMETROS”
Depois de altos e baixos, reviravoltas e algumas grandes surpresas, "Anora" finalmente chega na semana do Oscar 2025 com o status de grande favorito à categoria de Melhor Filme - graças a vitórias em algumas das mais importantes premiações dos sindicatos de classes de Hollywood, os principais "termômetros" da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas americana.
A maior premiação do cinema acontece neste domingo (2), em Los Angeles, com apresentação do comediante Conan O'Brien - e transmissão ao vivo da TV Globo.
Os prêmios dos sindicatos são considerados bons indicadores para suas respectivas categorias do Oscar por compartilharem muitos membros com a Academia. Ou seja, muita gente vota em um e, depois, no outro.
Veja quais foram os vencedores dos últimos anos em #g1.
FONTE: Portal G1 - @portalg1
MARIAH CAREY FARÁ SHOW INÉDITO EM BELÉM DO PARÁ EM SETEMBRO
Mariah Carey foi confirmada como uma das atrações do festival Amazônia para Sempre. O evento será realizado no dia 17 de setembro em Belém, no Pará.
O anúncio foi divulgado durante a noite deste domingo (23) nas redes sociais do festival, que é organizado pelos mesmos criadores do The Town e do Rock in Rio.
O festival Amazônia para Sempre terá um palco de 25 metros em formato de vitória-régia, planta aquática comum em toda a região amazônica.
FONTE: CNN Pop - @cnnpop
77% DA CLASSE BAIXA SE CONSIDERAM ENDIVIDADOS, MOSTRA QUAEST
A classe baixa tem 77% de seu contingente endividado, segundo a pesquisa Quaest, divulgada neste domingo (16). De acordo com o levantamento, 25% se veem “muito endividado”, enquanto 52% dizem “ter poucas dívidas”.
Já na classe média, a percepção é ligeiramente melhor. 76% dizem estar “endividados”, sendo 22% muito e 54% pouco.
Já na classe alta, 20% dizem estar muito endividados, enquanto 53% consideram ter poucas dívidas. Dos que avaliam não ter dívidas, nas classes baixa e média são 23%, e 27% na alta.
A pesquisa entrevistou 2.000 pessoas e tem uma margem de erro de 2 pontos percentuais. As somas para cada classe podem não fechar 100% pois os valores são arredondados.
Saiba mais detalhes da pesquisa no link da bio.
FONTE: CNN Economia - @cnneconomia
IOGURTE: CIENTISTAS AFIRMAM QUE CONSUMO DIÁRIO PODE PROLONGAR A VIDA
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Centro-Sul da China sugere que o consumo de 50 g de iogurte natural ou desnatado pode reduzir o risco de morte prematura em quase 20%. A quantidade é equivalente a cerca de um terço do potinho comum de iogurte vendido nas prateleiras brasileiras.
De acordo com os cientistas, isso acontece devido às bactérias naturais do alimento. Elas podem trazer efeitos benéficos ao intestino e isso explicaria o efeito protetor para a saúde.
“Essas novas descobertas têm importância clínica e de saúde pública ao fornecer evidências para o consumo moderado de iogurte como um elemento de uma dieta saudável na manutenção da saúde geral”, escreveram os pesquisadores no artigo publicado em janeiro na revista científica Journal of Global Health.
A pesquisa foi feita no Reino Unido e analisou a dieta e saúde de 186.168 participantes. Desses, 46% consumiam iogurte. O desnatado foi o mais popular entre os voluntários, seguido pelo natural - algumas pessoas consumiam os dois tipos regularmente.
Ao final do experimento, os cientistas descobriram que aqueles que comiam até 50 g de iogurte natural e 100 g de por dia de iogurte desnatado tinham 18% menos probabilidade de morrer prematuramente.
Por outro lado, as pessoas que não tinham o alimento como parte da dieta eram mais propensas a desenvolver doenças como diabetes ou relatar o aparecimento de colesterol alto e hipertensão. Esse grupo também consumia bebidas alcoólicas com maior frequência.
FONTE: Metrópoles Saúde - @metropoles_saudeciencia
BLOQUINHO DOS IMPOSTOS: ITENS DE CARNAVAL PODEM TER ATÉ 57% DE IMPOSTOS
De acordo com o levantamento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com base na tabela do Impostômetro, criada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), durante o Carnaval, o whisky, o chope, a máscara de lantejoulas, a caipirinha e a cachaça, destacam-se como os cinco produtos mais tributados no estado de São Paulo.
No topo da lista, o whisky aparece com o maior índice de tributos: 56,40%. Na sequência estão o chope e a máscara de lantejoulas, com taxas de 44,39% e 46,38%, respectivamente. Ainda no top 5 estão a fantasia de carnaval (45,66%), bijuterias (42,43%) e o colar havaiano (38,97%).
Segundo o economista Ruiz de Gamboa, a elevada tributação dos produtos típicos do Carnaval deve-se ao sistema tributário brasileiro, que impõe altos impostos sobre itens de consumo em geral. No caso das bebidas alcoólicas, a alta carga tributária pode ser justificada como uma forma de evitar o consumo excessivo por parte dos foliões. No entanto, não há justificativa aparente para a elevada tributação de produtos tais como máscara de plástico (46,62%), máscara de lantejoulas (46,38%) e fantasia de carnaval (45,66%), entre outros.
“A carga tributária brasileira é equivalente à da Grã-Bretanha, sendo que nossa renda por habitante é bastante inferior à dos países desenvolvidos”, completa o economista.
FONTE: Cesar Bruneli - [email protected]
MINAS GERAIS ATINGE A MENOR TAXA DE DESEMPREGO DA HISTÓRIA
Minas Gerais celebra um marco histórico: a taxa de desemprego chegou ao patamar de 4,3% no quarto trimestre de 2024, o menor índice desde o início da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), iniciada em 2012. A taxa ficou abaixo da média nacional, que registrou 6,2% no mesmo período. O resultado indica que o pleno emprego já é realidade em Minas Gerais.
Essa foi a quarta redução seguida registrada pelo estado, puxada, sobretudo, pela atração de investimentos e mão de obra qualificada. Com isso, Minas alcança o chamado pleno emprego, cenário em que praticamente toda a população economicamente ativa está empregada.
O desempenho é fruto de políticas públicas e ações estratégicas implementadas pelo Governo de Minas para ampliar a atração de investimentos, gerando impacto direto na geração de emprego, renda e qualidade de vida para os mineiros.
FONTE: Governo de Minas - SECOM - [email protected]