NOTAS RÁPIDAS – 24/02

24/02/2025 16h07 - Atualizado há 1 mês

 

A CASA PRÓPRIA FICOU PARA TRÁS? PRÉDIOS SÓ PARA ALUGUEL AVANÇAM NO BRASIL

Comprar um imóvel já foi sinônimo de estabilidade no Brasil. Hoje, cada vez mais pessoas trocam a casa própria pela flexibilidade do aluguel. Esse movimento tem impulsionado um novo modelo no país.
Nos Estados Unidos, esse formato já domina o mercado, com 21,3 milhões de unidades e movimentando mais de US$ 3 bilhões por dia, segundo a TM3 Capital. No Brasil, a tendência ainda está no início, mas em forte expansão. Atualmente, há 9.200 imóveis multifamiliares, sendo que 30% foram entregues apenas no último ano, segundo a consultoria imobiliária Siila.
Leia a matéria completa em #EXAME.

FONTE: Exame- @exame

 

“AINDA ESTOU AQUI” SOMA 38 PRÊMIOS E PODE CHEGAR A 41 COM OSCAR

O aclamado filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, já conquistou 38 prêmios, nacionais e internacionais, em 28 premiações desde sua estreia em festivais. O longa, aplaudido por 10 minutos no Festival de Veneza, recebeu troféus como Melhor Filme Internacional, Melhor Filme em Língua Não Inglesa, Melhor Roteiro e Melhor Atriz para Fernanda Torres, que interpreta Eunice Paiva.
Se vencer as três categorias indicadas ao Oscar, o filme pode alcançar 41 premiações.
Por falar no drama, “Ainda Estou Aqui” continua conquistando o público nos Estados Unidos. O filme já arrecadou U$ 3,8 milhões no país e está prestes a ultrapassar a marca dos U$ 4 milhões, consolidando-se como um grande sucesso internacional.
Com uma recepção calorosa da crítica e do público, o longa segue firme na temporada de premiações e na disputa pelo Oscar 2025.

FONTES: Empresa Brasileira de Comunicação - @ebc / Cine Dendê - @cine.dende

 

“O ÚLTIMO AZUL”: FILME BRASILEIRO GANHA URSO DE PRATA NO FESTIVAL DE BERLIM

O longa brasileiro “O Último Azul”, dirigido por Gabriel Mascaro, ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim, no sábado (22), prêmio que é considerado o segundo mais importante da noite.
“O Último Azul” - que adotou o nome em inglês de “The Blue Trail” - também conquistou outros dois prêmios dos júris paralelos à competição principal da 75ª edição do Festival de Berlim: o Prêmio do Júri Ecumênico e o Prêmio do Júri de Leitores do Berliner Morgenpost.
O filme, que deve chegar aos cinemas brasileiros ainda em 2025, é protagonizado por Rodrigo Santoro e Denise Weinberg.
A produção é situada na Amazônia, em um Brasil quase distópico, no qual o governo transfere idosos para uma colônia habitacional em que vão “desfrutar” seus últimos anos de vida.

FONTE: CNN Pop - @cnnpop

 

FUVEST: PRÓXIMA EDIÇÃO TERÁ MUDANÇA NOS CONTEÚDOS E NA REDAÇÃO

A prova da Fuvest para ingresso na Universidade de São Paulo (USP) terá nova tipologia e diagramação a partir da próxima edição, que acontece no fim de 2025. A mudança visa melhorar a concentração dos estudantes, tornando a leitura dos textos mais fácil.
A próxima prova com as alterações - a Fuvest 2026 - trará ainda uma nova lista de livros de leitura obrigatória, que valerá também para as edições de 2026, 2027 e 2028. A lista é composta de apenas autoras mulheres, dentre elas Conceição Evaristo, Lygia Fagundes Telles e Rachel de Queiroz.
No fim de 2024, outras mudanças foram anunciadas pela fundação que prepara o exame. A redação, que cobra textos dissertativos-argumentativos há mais de 20 anos, poderá cobrar outros tipos, como crônicas ou cartas. Essa alteração faz parte de um movimento da instituição de cobrar habilidades diferentes dos vestibulandos.
A prova também passará a cobrar novos conteúdos típicos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como educação física, sociologia e filosofia. As questões também serão mais interdisciplinares, integrando mais de uma área de conhecimento.
Nesta segunda-feira (24/2), a Fuvest lançou sua nova identidade visual, mudando o logo oficial, que será aplicado às peças de comunicação e às provas tanto do vestibular quanto dos concursos públicos. O site também foi redesenhado.

FONTE: Metrópoloes SP - @metropoles.sp

 

HOME OFFICE: TRABALHAR DE CASA AJUDA VOCÊ A SE ALIMENTAR MELHOR, SENTIR MENOS ESTRESSE E DIMINUI SUA PRESSÃO ARTERIAL, DIZ ESTUDO

Uma análise dos empregos dos últimos anos revela benefícios para a saúde dos trabalhadores remotos, incluindo hábitos alimentares mais saudáveis, redução dos níveis de estresse e menor pressão arterial.
Uma parceria de estudo entre a Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido, o King’s College de Londres e a Universidade de East Anglia mostrou que a flexibilidade para gerenciar melhor as refeições e pausas permite que os funcionários façam escolhas alimentares mais saudáveis e reduz a pressão das deslocações e dos horários rígidos de escritório. No entanto, a pesquisa também aponta desvantagens, como o aumento de lanches e comportamento sedentário, que podem levar ao ganho de peso.
Embora o trabalho em casa possa promover um maior bem-estar emocional e produtividade devido à maior autonomia, ele também pode apresentar novos desafios, especialmente para aqueles que precisam equilibrar uma vida mais instável e responsabilidades.

FONTE: INVOGA - @invoga

 

GOVERNO DE MINAS ANUNCIA PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL 2025 NAS CIDADES HISTÓRICAS E INTERIOR

Nesta terça, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e a Associação das Cidades Históricas vão anunciar a programação do Carnaval da Liberdade e da Tranquilidade em cidades como Diamantina, Ouro Preto, Congonhas, Lavras Novas e Milho Verde, entre outras.
Na ocasião, haverá apresentação do bloco mais antigo do Brasil em atividade, o Zé Pereira dos Lacaios, de Ouro Preto, e de escolas de samba de São João del-Rei e de Congonhas.

FONTE: Governo de Minas - SECOM - [email protected]


Notícias Relacionadas »