NOTAS RÁPIDAS – 30/01

30/01/2025 15h07 - Atualizado há 2 meses

OpenAI ALEGA QUE DeepSeek USOU ILEGALMENTE DADOS DO ChatGPT PARA TREINAR SUA IA

A criadora do Chat GPT acusou a concorrente DeepSeek de usar ilegalmente dados da empresa americana para criar o sistema de inteligência artificial do aplicativo chinês. Conforme a denúncia, a startup de tecnologia chinesa teria se baseado em modelos desenvolvidos pela empresa do Chat GPT para aprimorar as tecnologias de inteligência artificial com muito mais rapidez.
A declaração veio um dia depois de Sam Altman, CEO da OpenAI, elogiar o DeepSeek, que causou uma reviravolta no mercado de inteligência artificial na segunda-feira (27).
Segundo a OpenAI, o rival utilizou uma técnica conhecida como "destilação", na qual desenvolvedores extraem dados de grandes modelos de IA para treinar modelos menores ainda em desenvolvimento.
A Microsoft e a OpenAI abriram uma investigação para apurar o possível vazamento desses dados. Segundo as empresas, que são sócias, as informações foram obtidas de maneira não autorizada por um grupo que é ligado ao DeepSeek.

FONTE: GloboNews - @globonews

 

CEO DA UBER DÁ ALERTA A MOTORISTAS DE APLICATIVO: “SERÃO SUBSTITUÍDOS NA PRÓXIMA DÉCADA”

De acordo com um relatório da Creative Fabrica, dirigir carros de aplicativo foi uma das profissões mais procuradas no Google em 2024. Segundo dados da Uber, mais de sete milhões de pessoas são motoristas ou entregadores de aplicativo só nos Estados Unidos.
Mas, para Dara Khosrowshahi, CEO da Uber, essa profissão só vai durar, no máximo, mais uma década. Depois disso, a inteligência artificial e seus veículos autônomos vão tomar conta do cenário.
"Daqui a 15 ou 20 anos, o veículo autônomo vai dirigir melhor do que qualquer motorista humano", previu o executivo, em entrevista ao Wall Street Journal. "As máquinas serão treinadas em dados equivalentes a uma vida de milhões de pessoas; ninguém consegue ser tão bom assim. Robôs não se distraem."

FONTE: Exame - @exame

 

MARTINHO DA VILA: FAZENDA EM QUE NASCEU SERÁ ABERTA AO PÚBLICO PARA VISITAÇÃO

O Instituto Cultural Martinho da Vila, localizado na fazenda onde o músico nasceu e passou parte da infância, será aberto para visitação a partir de 12 de fevereiro, aniversário do cantor. O local terá como objetivo honrar e preservar o legado de um dos maiores nomes da música brasileira.
Localizado em Duas Barras, no interior do Rio de Janeiro, o espaço cultural tem supervisão de Cléo Ferreira. "A Fazenda Cedro Grande é um símbolo de pertencimento e um lugar onde todos podem se sentir dentro da história do artista, conectando-se com suas raízes”, disse em comunicado enviado à CNN.
O evento em 12 de fevereiro será restrito a convidados, mas a partir do dia 13, poderá ser visto por todo o público.

FONTE: CNN Pop - @cnnpop

 

GOVERNADOR ENTREGA CHEQUE SIMBÓLICO À GANHADORA DO PRÊMIO DE R$ 1 MILHÃO DA NOTA FISCAL MINEIRA

O governador Romeu Zema entregou nesta quinta-feira (30/1), o cheque simbólico de R$ 1 milhão à consumidora de Ponte Nova, na Zona da Mata, que ganhou o prêmio da Nota Fiscal Mineira. O evento ocorreu na Apae da cidade, indicada pela vencedora para receber outra premiação do Governo de Minas, destinada às entidades de assistência social. O secretário de Fazenda, Luiz Claudio Gomes, acompanhou o governador.

FONTE: GOVERNO DE MINAS - SECOM - [email protected]

 

FAL MAL COMER MUITA CASTANHA-DO-PARÁ? VEJA QUANTIDADE IDEAL

A castanha-do-pará é rica em minerais essenciais e antioxidantes, oferecendo diversos benefícios. Mas o consumo em excesso da semente pode ser prejudicial à saúde, principalmente devido à quantidade de selênio presente no ingrediente, que pode ser tóxico se consumido em grandes quantidades.
De acordo com as recomendações diárias do Institute of Medicine (2010) para selênio, os adultos devem consumir 55 mcg (microgramas) de selênio por dia. No entanto, em uma única castanha-do-pará há cerca de 135 mcg, conforme dados da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos.
Quantas castanhas comer, então? Segundo Renata Boaventura, nutricionista e professora do curso de nutrição do Centro Universitário Braz Cubas, para evitar o excesso de selênio, o ideal é não consumir mais de três unidades de castanhas-do-pará por dia.

FONTE: CNN Brasil - @cnnbrasil

 

BRASILEIROS DEMORAM A FAZER PLANO FINANCEIRO PARA APOSENTADORIA, DIZ SERASA

Pesquisa nacional feita pela Serasa mostra que a maioria dos brasileiros (60%) iniciam o planejamento financeiro para a aposentadoria com apenas cinco anos de antecedência. O levantamento, divulgado na sexta-feira (24), foi produzido pelo Instituto Opinion Box e ouviu 1.052 pessoas aposentadas ou prestes a se aposentar, em janeiro de 2025.
A pesquisa revelou também que 37% dos aposentados admitem que não se planejaram financeiramente para parar de trabalhar e 53% precisaram continuar trabalhando para complementar a renda. Dentre os que se planejaram, 70% passaram a complementar o salário com outra renda cinco anos antes de se aposentar.
A pesquisa da Serasa mostra ainda que a alimentação é o maior gasto de quem já se aposentou, e os custos com a saúde estão em segundo lugar: 60% dos aposentados já precisaram buscar crédito ou empréstimo para auxiliar nessas despesas consideradas essenciais.

FONTE: CNN Economia - @cnneconomia

Notícias Relacionadas »