A inteligência artificial chinesa DeepSeek é um dos assuntos do momento. Diferente do rival ChatGPT, ela mostra ao usuário o “raciocínio” utilizado para elaborar suas respostas antes de responder.
É como se o chatbot “pensasse em voz alta”: primeiro, a DeepSeek analisa a pergunta do usuário, inicia uma “reflexão” para traçar um caminho de resposta, volta atrás, revisita pontos relevantes, muda de direção, recupera informações importantes e só então conclui a resposta.
Para saber mais, acesse g1.com.br
FONTE: Portal G1 - @portalg1
A revista americana Forbes divulgou pela primeira vez a lista ‘50 Over 50 Global’, com mulheres de 32 países diferentes e mais de 50 anos com destaque mundial por suas atitudes. As brasileiras Fernanda Torres, vencedora do Globo de Ouro e indicada ao Oscar; Maria da Penha, ativista pelo direito das mulheres; e Ana Cabral, CEO de uma das maiores empresas de mineração de lítio do mundo, são os nomes brasileiros que aparecem na lista.
Além das brasileiras, a lista também cita Claudia Sheinbaum, primeira mulher presidente do México, eleita em 2024; Desiree Ellis, treinadora da seleção feminina de futebol da África do Sul, que venceu pela primeira vez o campeonato africano de futebol feminino; e a sul-coreana Han Kang, vencedora do Nobel de Literatura 2024 com o livro “A Vegetariana”.
FONTE: Empresa Brasil de Comunicação - @ebc
Os vestígios dos primeiros dinossauros podem estar sob solo brasileiro, na floresta Amazônica e em outras regiões equatoriais da América do Sul e da África, de acordo com um novo estudo liderado por pesquisadores da UCL (University College London).
Até então, os fósseis de dinossauros mais antigos já encontrados datam de cerca de 230 milhões de anos e além do Brasil, foram desenterrados em países como Argentina e Zimbábue. Mas as diferenças entre esses vestígios sugerem que os dinossauros já estariam evoluídos há algum tempo, apontando para uma origem milhões de anos antes.
FONTE: Jornal O Globo - @jornaloglobo
O Google informou que vai mudar o nome do “Golfo do México” para “Golfo da América” nos EUA assim que a atualização for oficialmente registrada no Sistema de Nomes Geográficos do país.
A mudança será visível nos EUA, mas o nome continuará sendo “Golfo do México” no México. Fora dos dois países, os usuários verão ambos os nomes no Google Maps.
FONTE: CNN Brasil - @cnnbrasil
No Oscar de 2024, o filme "Zona de Interesse" era indicado em cinco categorias, entre elas a de Melhor Filme. Na trama, acompanhamos a família de um comandante nazista que vive uma vida tranquila em uma casa ao lado de Auschwitz, campo de extermínio de judeus localizado na Polônia.
A história não é ficção - e foi baseada em documentos e diários de Rudolf Höss, oficial da SS, que viveu na mesma casa do filme por quase 4 anos ao lado da esposa e cinco filhos.
Agora, a mesma residência está prestes a se tornar um centro de combate ao extremismo durante o 80° aniversário de libertação do campo de concentração de Auschwitz.
FONTE: CNN Pop - @cnnpop
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) divulgou o balanço anual de quantitativo de crimes denunciados por meio do Disque Denúncia 181. Segundo o relatório, em 2024 foram registradas 79.164 denúncias anônimas em todo o estado. Do total de denúncias, 18% das ligações recebidas pelos operadores do 181 têm origem na capital mineira, totalizando 14.140 denúncias.
O balanço aponta que o crime mais denunciado pelos cidadãos foi o tráfico de drogas, representando 41% do total de denúncias recebidas pelo 181. A tipificação criminal contou com quase 32,6 mil denúncias ao longo de todo ano, com uma média mensal de 2.716 denúncias.
O crime de maus-tratos contra os animais ocupa a segunda posição no percentual total de denúncias, com 17% das notificações registradas; ele está entre os três principais crimes que sofreram aumento no quantitativo de denúncias em comparação ao ano anterior.
Crimes contra crianças e adolescentes e crimes contra idosos ocupam a terceira e quarta posição, com 3.044 e 2.813 denúncias, respectivamente. Já os crimes cibernéticos - como estelionato virtual, fraude financeira, pornografia digital e outros - e os incêndios florestais de origem criminosa, registraram um crescimento expressivo no número de denúncias em relação aos dados divulgados no ano anterior. Em 2024, as notificações de crimes cibernéticos cresceram 336%; já as de prática de incêndio florestal subiram 245%. Juntos, somaram mais de 1.180 denúncias.
O relatório da Sejusp também indicou as dez cidades mineiras que registraram o maior número de denúncias através do 181. Juntas, estas cidades contabilizaram 41% do total das denúncias. Em primeiro lugar está Belo Horizonte, com 18%, seguida por Juiz de Fora, Uberlândia e Contagem, todas contabilizando 4% das notificações.
FONTE: GOVERNO DE MINAS - SECOM - [email protected]