O 9º Congresso Nacional de Educação promove, além de uma programação repleta de palestras e apresentações de trabalhos científicos, uma grade de workshops que agregam conhecimento, debates e muito conteúdo aos participantes do evento, marcado para os dias 1 e 2 de maio, no Teatro da Urca, em Poços de Caldas (MG).
Conheça alguns workshops da programação:
A Profa. Dra. Camila León (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo) vai ministrar o workshop "Contribuições da neurociência para a aquisição da habilidade de leitura". Ao contrário do que se imagina, na perspectiva da neurociência, aprender a ler não é uma habilidade fácil ou adquirida naturalmente pelos humanos. É necessário ocorrer uma modificação neuronal específica para o cérebro ser capaz de diferenciar símbolos escritos relacionados aos sons da fala de desenhos ou outros símbolos aleatórios. Conhecer sobre este processo pode permitir aos professores explorar estratégias de aquisição da leitura e de suas habilidades preditoras, de forma mais eficaz.
O Prof. Dr. Eloésio Paulo (Unifal MG) ofertará o workshop "A matéria autobiográfica no romance brasileiro dos séculos XIX e XX". Com base na leitura de 15 obras abordadas no livro 201 romances brasileiros em 5 minutos cada (2024), o autor discutirá as várias formas de utilização de material autobiográfico na elaboração de ficção. Traçando, por exemplo, paralelos entre a tematização da vida num internato em O Ateneu, de Raul Pompeia, e Doidinho, de José Lins do Rego, até a crítica à ditadura militar em Quatro-Olhos, de Renato Pompeu, e O que é isso, companheiro?, de Fernando Gabeira, o estudo traçará o perfil teórico da autobiografia ficcionalizada no romance brasileiro, sem esquecer a abordagem da mulher marginalizada por sua inadaptação psicológica (Hospício é Deus, de Maura Lopes Cançado) ou condição étnica e social (Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus).
A Profa. Dra. Renata Junqueira (UNESP, UNIFAL) lançará seu livro inédito no Congresso e vai ministrar o workshop com o mesmo nome: "Gesto embrionários de Leitura na Educação Infantil". A partir de obras de educadores e pesquisadores da infância, da leitura, da literatura e da formação de leitores, quanto de forma prática, a proposta discorre sobre questões que envolvem reflexões e sugestões de ações para professores da Educação Infantil e de mediadores de leitura, visando o fomento pelo seu gosto e, sobretudo, pelo prazer pelos livros e pela literatura desde o início da vida das crianças, tendo como foco de análise a prática da contação de histórias e daquela da leitura em voz alta, assim como maneiras de realizá-las, evidenciando como ambas são fundamentais para os pequenos leitores em formação. Deste modo, propõe-se de forma apaixonada que o lugar central da literatura é a constituição de uma prática de humanização - portanto, trata-se da importância daquilo que se pode chamar de gestos embrionários de leitura, tais como o aprender a pegar o livro na posição certa, até compreender como folheá-lo, ou seja, aspectos que abordam diversas formas de propiciar tais gestos e que, ao mesmo tempo, propiciam o encontro das crianças com a literatura que tanto desejamos.
Confira a programação completa de palestras, workshops e informações de submissão de trabalhos científicos em www.educacaopocos.com.br, onde é possível fazer a inscrição.
Mais informações: [email protected].
O Congresso é uma realização da GSC Eventos Especiais e tem apoio institucional da Unifal-MG e IFSULDEMINAS Campus Muzambinho.