Concerto de abertura do FMM supera expectativas de público

16/01/2025 15h40 - Atualizado há 2 semanas
Concerto de abertura do FMM supera expectativas de público
Na sexta-feira (17), a Urca torna-se palco do encontro entre a Orquestra Acadêmica e as Vozes do Festival

 
As apresentações noturnas têm entrada gratuita e acontecem às 20h30, no Teatro da Urca
 
Teve início no último domingo (12) e segue até o dia 18 de janeiro, a 26ª edição do Festival Música nas Montanhas (FMM), em Poços de Caldas-MG. O Festival reúne professores de reconhecimento nacional e internacional, uma agenda pedagógica de oficinas para instrumentos orquestrais, canto e regência, além de concertos com alguns dos mais relevantes nomes da música de concerto do país. O espetáculo oficial de abertura aconteceu na última quarta-feira (15) e superou as expectativas de público, atraindo centenas de pessoas ao Teatro da Urca.
 
A solenidade contou com a presença de autoridades, representantes da Althaia Indústria Farmacêutica, da Acquion Food Tech e do Grupo Curimbaba, além de estudantes de música, professores, e um público extremamente amplo.


Segundo Raquel Mantovani, a abertura superou as expectativas de público, demonstrando a capacidade de descentralização do Música nas Montanhas. "Demos início ao Festival de forma primorosa. O concerto de abertura ressaltou toda a qualidade do trabalho da Versatilis, músicos de alto nível que apresentaram um memorável espetáculo, além da solista Betina Stegmann. Ao longo de toda a programação, nossa expectativa é a de que, a cada concerto, a população seja presenteada por música de qualidade e acessibilidade", disse.
 
De acordo com o prefeito Paulo Ney de Castro Júnior, a 26ª edição consolida o Festival como um dos mais relevantes projetos culturais da cidade, representando Poços no cenário nacional e internacional. “É com muita alegria que damos início ao Festival Música nas Montanhas. Quero parabenizar os organizadores, que com tanto empenho mantêm esse evento vivo por 26 anos. É muito legal ver músicos que estão aqui desde a primeira edição, isso mostra o carinho e a identidade que o Festival tem com a nossa cidade. Aos músicos, minha gratidão por sempre se esforçarem para fazer um evento melhor a cada ano. Isso nos enche de orgulho, especialmente porque vemos pessoas de todo o Brasil e até de fora participando. O Festival é nossa alma, e ele precisa continuar assim, com a cara da nossa cidade”, ressaltou.
 
Com direção artística do maestro Jean Reis e administrativa de Raquel Mantovani, o Música nas Montanhas destaca-se como uma referência, e, segundo Reis, foi o impulsionador da realização de cerca de 80 edições de festivais em diversas regiões do Brasil, contando com a mesma equipe e modelo referencial.
 
O Festival Música nas Montanhas é uma realização da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio Althaia Indústria Farmacêutica e apoio cultural do Grupo Curimbaba, da Myrallis Indústria Farmacêutica e Acquion Food Tech. Produção Piu Mosso.
 
O público apreciador de música, ao longo de uma semana, é convidado a uma agenda que evidencia as obras de alguns dos mais relevantes compositores da história da música de concerto, em programas executados por músicos de trabalho reconhecido dentro e fora do país.
 
As apresentações noturnas têm entrada gratuita e acontecem às 20h30, no Teatro da Urca.
 
VOZES DO FMM E ORQUESTRA ACADÊMICA - Para o espetáculo noturno desta sexta-feira (17), a Urca torna-se palco do encontro entre a Orquestra Acadêmica e as Vozes do Festival, sob regência de Jean Reis e regência coral de Regina Kinjo e Francisco Campos.
 
O concerto de encerramento do Festival acontece no sábado (18), apresentando a Orquestra Sinfônica do Festival, regida por Reis.
 
OFICINAS - O Festival apresenta a oportunidade de troca de experiências entre alunos de diversas regiões do país e a imersão em oficinas de aperfeiçoamento, que trazem professores reconhecidos. A agenda oferece classes de todos os instrumentos orquestrais, regência e canto.
 
CONTRAPARTIDA SOCIAL - Além da gratuidade em toda a agenda, pensando na descentralização e contrapartida social do projeto, o Festival oferece, ainda, bolsas de estudos internacionais e espetáculos voltados a espaços diferenciados, como asilos, igrejas e locais públicos. Dentro da série de Concertos Especiais, na sexta-feira (17), as novas instalações da Prefeitura Municipal recebem o espetáculo, às 16h. A série encerra-se no sábado (18), às 15h, com apresentação no Museu Histórico e Geográfico.
 
A programação completa do 26º Festival Música nas Montanhas pode ser acessada no site www.festivalmusicanasmontanhas.com.br

FONTE: FONTE: Jesuane Salvador - FOTOS: Divulgação
Notícias Relacionadas »