26/12/2024 às 14h48min - Atualizada em 26/12/2024 às 14h48min

Publicação inédita sobre o Programa Ecoa evidencia o impacto de investimentos em Poços de Caldas (MG), Juruti (PA) e São Luís (MA)

FONTE: Opção Comunicação - Ana Maria Luisi - [email protected]

 
Desde 2014, o Ecoa tem sido a principal iniciativa do Instituto Alcoa no campo da educação pública brasileira. O E-book conta essa trajetória, por meio de uma linha do tempo, dados e depoimentos
 
O Programa Ecoa, que completou 10 anos em 2024, tem como objetivo melhorar os indicadores do ensino fundamental público a partir de iniciativas e ações de aprimoramento de processos de gestão e de formação continuada, nos municípios onde a Alcoa está presente: Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA). Ao longo dos anos, a iniciativa evoluiu, como resposta às demandas crescentes e complexas da educação no Brasil, uma trajetória que agora está registrada no novo E-book “Programa Ecoa nos Territórios”, lançado neste mês de dezembro pelo Instituto Alcoa.
 
A publicação apresenta os principais resultados do programa em cada localidade e resgata o histórico da sua atuação. Entre 2020 e 2023, uma reestruturação significativa deu origem às frentes Ecoa Formação e Ecoa Gestão, ambas focadas em fortalecer as redes públicas de ensino, promovendo capacitação e melhorias na qualidade do aprendizado.
Já em 2024, o Instituto Alcoa iniciou um novo capítulo com a criação do Ecoa Capacidades, uma fusão dos pilares anteriores, voltada ao aprimoramento contínuo dos processos de gestão e formação no ensino fundamental.
 
“O nosso objetivo com o Programa Ecoa sempre foi transformar positivamente os indicadores educacionais e, por consequência, as vidas de milhares de estudantes, educadores(as) e gestores(as) que estão na linha de frente dessa jornada. Por isso, a publicação surge para registrar não só os impactos das iniciativas nas localidades onde a Alcoa está presente, como também nos mostra a importância das parcerias entre o investimento social privado e o poder público, neste caso, as Secretarias de Educação”, aponta Monica Espadaro, Diretora Executiva de Operações do Instituto Alcoa.
 
Ecoa em números
A publicação apresenta, por meio de infográficos, todo o investimento realizado pelo Programa nos três municípios de atuação, que reflete em formações de educadores(as) e gestores(as), elaboração de diagnósticos e a implantação de planejamentos estratégicos nas unidades de ensino, além da quantidade de estudantes beneficiados indiretamente.
 
Entre 2020 e 2023, o Ecoa levou suas ações para diversas escolas municipais dos territórios onde está presente, fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem. Confira os dados do total de escolas de Ensino Fundamental da rede municipal versus o total de escolas atendidas pelo Ecoa entre 2020 e 2023, sem repetição:
. Juruti (PA): 74 escolas atendidas de um total de 89 (83%);
. Poços de Caldas (MG): 25 escolas atendidas, cobrindo 100% da rede municipal;
. São Luís (MA): 98 escolas atendidas de um total de 156 (63%).
 
Já em 2024, com a frente do Ecoa Capacidades, o programa alcançou os seguintes resultados:
. Juruti (PA): 90 escolas atendidas, mais de 170 profissionais da educação atendidos(as) e mais de 7 mil alunos(as) potencialmente beneficiados(as);
. Poços de Caldas (MG): 25 escolas atendidas, mais de 800 profissionais da educação atendidos(as) e mais de 12 mil alunos(as) potencialmente beneficiados(as);
. São Luís (MA): 72 escolas atendidas, mais de 170 profissionais da educação atendidos(as) e mais de 27 mil alunos(as) potencialmente beneficiados(as).
 
IMPACTO NO DIA A DIA DA EDUCAÇÃO - Em 2023, o Ecoa Formação contou com a participação de 70 escolas, 235 profissionais da área educacional e 39.453 alunos(as) indiretamente beneficiados(as). Já o Ecoa Gestão atuou com 98 escolas, contou com 159 profissionais participantes e 60.404 alunos indiretamente beneficiados.
 
 
Relatos sobre como o Programa Ecoa apoiou o desenvolvimento de profissionais da educação podem ser ouvidos nos 3 municípios. Em Poços de Caldas (MG), Sandra Maria de Sousa Tavares, técnica da Secretaria Municipal de Educação, compartilha na publicação:
“O Programa Ecoa Gestão e Formação me proporcionou uma grande oportunidade de crescimento profissional, pois trouxe muitos conhecimentos e experiências enriquecedoras que contribuíram para a minha prática como técnica da Secretaria Municipal de Educação, atuando no Ensino Fundamental. Durante este aprendizado, pude refletir sobre diversos temas referentes à gestão educacional e escolar, especialmente sobre planejamento, acompanhamento e avaliação das ações previstas, favorecendo o meu trabalho de apoio pedagógico nas escolas.”
 
SAIBA MAIS: Acesse o e-book na íntegra e confira mais informações sobre a iniciativa em: programaecoa.com.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.