04/12/2024 às 16h05min - Atualizada em 04/12/2024 às 16h05min
2º Prêmio Cumbucca de Gastronomia anuncia vencedores na quinta (5); Poços está na disputa
FONTE: A Dupla Informação - Fábio Gomides - [email protected]
Apresentação do prêmio em sua primeira edição - Foto: BS Fotografias
Esta edição conta com a premiação de 50 categorias, celebrando a qualidade e a diversidade da cozinha mineira. O Doce da Roça, de Poços de Caldas, concorre na categoria Você Decide (Mordida do ano)
Celebrando a riqueza e a diversidade da culinária mineira, o 2º Prêmio Cumbucca de Gastronomia irá anunciar na quinta-feira, 5 de dezembro, os 50 premiados desta edição. A cerimônia irá ocorrer no Grande Teatro Cemig, no Palácio das Artes, e irá reunir os melhores e reverenciar os representantes da gastronomia mineira. O evento de premiação contará com a transmissão pela Rede Minas de Televisão e também pelas redes sociais do Cumbucca.
Após semanas de intensa votação popular e análise do júri especializado, os vencedores das 50 categorias serão revelados durante uma cerimônia que promete emocionar e inspirar quem se dedica ao ofício. Entre os indicados, estão restaurantes, bares, chefs, personalidades do segmento e produtos. O objetivo da premiação é reconhecer iniciativas, projetos e pessoas que trabalham com foco na inovação e na manutenção das tradições, possibilitando que a gastronomia mineira seja um dos pilares da cultura e do turismo no estado.
O empresário e produtor Gláucio Peron (foto), proprietário do Doce da Roça, de Poços de Caldas (MG), é um dos três finalistas da categoria Você Decide (Mordida do ano). O contador de causos e “doceiro caipira”, como ele se intitula, seguiu hoje para a capital mineira para participar do evento. “No cenário da doçaria mineira, sou liderança desse movimento de reconhecimento e valorização dos doces mineiros artesanais”, lembrou. “A solenidade é tipo um Oscar. Eu não tô conseguindo nem dormir”, brincou.
Além loja/cafeteria no centro da cidade, Gláucio comanda o Sítio dos Tachos, onde são produzidos doces artesanais tipicamente mineiros - entre eles o famoso doce de abóbora com lascas de coco, que já entrou duas vezes para o Guinness Book com impressionantes 551 kg e, depois, com 633 kg, batendo o seu próprio recorde (este doce também detém o título de melhor doce de fruta do Brasil!). No sítio agroecológico, ele apresenta aos turistas, durante uma das etapas da visita guiada “Tachada de Mineiridade”, o pomar orgânico onde são produzidas frutas livres de agrotóxico. Além disso, a propriedade tem um projeto de Economia Circular que contempla produtos de outros sitiantes vizinhos, como queijos e rapaduras, que colaboram para deixar o passeio ainda mais saboroso.
Sobre a premiação em BH, Gláucio comentou: “A gente fez um trabalho muito grande com o doce de abóbora com lascas de coco, e isso nos trouxe muita notoriedade. Fomos reconhecidos Brasil afora, tanto que hoje as pessoas lembram de Poços e associam a cidade com o doce gigante. Esse prêmio, nessa categoria que estamos concorrendo, é importantíssimo pelo reconhecimento do nosso trabalho ao longo do ano dentro de Minas Gerais, para a autoridade e valorização do nosso produto”, disse. E concluiu: “A gente já tem um sobrenome: Poços de Caldas do doce de abóbora com lascas de coco.”
Um prêmio que valoriza a tradição e a inovação
Criado e gerido por Marcelo Wanderley, o Prêmio Cumbucca tem como missão reconhecer e valorizar as iniciativas que impulsionam a gastronomia mineira. A premiação, realizada com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Sistema Fecomércio e Sebrae Minas, entre outros, é um verdadeiro celeiro de talentos e um importante mecanismo de monitoramento, reconhecimento e valorização da cena gastronômica do estado.
NOVIDADES - Nesta segunda edição, o Prêmio Cumbucca apresenta diversas novidades, como a categoria "Você Decide", que permite a participação de estabelecimentos do interior do estado, e a ampliação do número de categorias, que abrangem desde a tradicional cozinha mineira até as tendências mais contemporâneas.
Entre as categorias desta edição estão:
. Copo Cheio, reunindo os prêmios de melhor Bar, Boteco, Gastrobar, Bartender, Carta de cachaça, Carta de coquetéis, Cervejaria, Estufa, Petisco, Mestre Cervejeiro e Comida de rua;
. Mesa Farta, que irá escolher o melhor representante de cada um dos segmentos a seguir: Asiático, Carnes e Parrilla, Vegano, Cozinha autoral, Cozinha brasileira, Cozinha internacional, Cozinha mineira, Italiano, Pizzaria Variado, Chef Homem, Chef Mulher, Chef revelação, Mâitre, Sommelier;
. Pequena Gula, que avalia os melhores de cada categoria a seguir: Brunch, Cafeteria, Doceria, Barista, Pães, Sanduíche, Sorvete e picolé;
. Todos Votam, reunindo Novidade do ano, Delivery, Fora da rota, Coxinha e Garçom;
. Você Decide, que terá a missão de destacar os melhores representantes nas áreas de Tropeiro, Restaurantes no interior, Enoturismo, Gole do ano e Mordida do ano;
. Escolha da Curadoria, reunindo as categorias Cozinha Mineira Patrimônio - Edição Queijo Minas Artesanal, Cidade Gastronômica - Edição Queijos Mineiros, Prepara Gastronomia, Diversidade, Evento e Personalidade do Queijo Minas Artesanal;
. Cumbucca de Ouro, que irá escolher uma personalidade gastronômica;
Um júri de peso e a força da votação popular
A escolha dos vencedores é resultado da combinação perfeita entre a expertise de um júri altamente qualificado, formado por 30 profissionais renomados, além da experiência do público, que escolhe seus favoritos por meio da votação popular. Nesta segunda edição da premiação, as votações populares tiveram um papel decisivo e fundamental na conclusão dos resultados. A transparência do processo é garantida pela auditoria da Netexperts, empresa premier partner Google e Acronis Cyber Security.
SOBRE A PLATAFORMA CUMBUCCA - Plataforma gastronômica que atua no ramo de mapeamento, pesquisa e criação de conteúdo multimídia sobre gastronomia em Minas Gerais, a Cumbucca compreende a cultura alimentar como elemento constitutivo fundamental da identidade mineira e nacional. A plataforma atua como ponto de convergência dos fazedores da gastronomia e do turismo gastronômico de Minas Gerais, com atenção voltada a todos os segmentos dessa complexa cadeia, que envolve o pequeno produtor, indústrias, empresários, consumidores, entre outros.
Saiba mais em: www.cumbucca.com.br
SERVIÇO:
Cerimônia de anúncio dos vencedores 2º Prêmio Cumbucca de Gastronomia
Data: 5 de dezembro
Horário: 19h
Local: Palácio das Artes
Evento restrito para convidados