FONTE: Cristiane Heldt da Silva - [email protected] - FOTO: Divulgação
Desde o segundo semestre de 2024, o projeto Acordes da Vida tem proporcionado bem-estar e integração para adultos e idosos da comunidade leste de Poços de Caldas. Realizado no CEU das Artes, no bairro Itamaraty V, a iniciativa é um exemplo de como a música e o diálogo podem transformar vidas.
Com atividades inclusivas e acolhedoras, o projeto promove o envelhecimento ativo, combate o isolamento social e oferece um espaço seguro para os participantes redescobrirem talentos, fortaleçam vínculos e troquem experiências. A valorização da terceira idade está no centro do projeto, que reconhece as vivências individuais como fundamentais para construir uma comunidade mais vibrante e culturalmente rica.
O projeto tem atingido objetivos significativos, como o fortalecimento da autoestima, a melhoria da qualidade de vida e a promoção da inclusão cultural. Além disso, contribui para a integração social e o desenvolvimento pessoal, consolidando-se como um espaço de acolhimento e aprendizado.
“Estamos muito felizes com os avanços alcançados. O engajamento dos participantes tem sido inspirador, mostrando ser possível transformar realidades por meio da arte e da cultura”, destaca Carlos Henrique da Silva, professor e músico do projeto.
As atividades incluem aulas com o tema música, que estimulam a criatividade, a cognição e a coordenação motora, e rodas de conversa, onde os participantes podem compartilhar suas histórias, fortalecendo os laços comunitários e emocionais.
O projeto é conduzido por uma equipe dedicada, formada por Carlos Henrique da Silva, professor e músico; Cristiane Heldt da Silva, produtora cultural; e Lucimara de Fátima Lopes Alves, orientadora social. Conta ainda com o apoio do CEU das Artes e é financiado pelo Edital Secult 8/2024, por meio de patrocínio da Prefeitura de Poços de Caldas e da Secretaria Municipal de Cultura.
As atividades acontecem às quintas-feiras, às 14h, essa é uma oportunidade única de aprendizado, integração e celebração da vida por meio da música e do convívio comunitário. O projeto Acordes da Vida reforça a importância de ações culturais no fortalecimento de vínculos sociais e na promoção da qualidade de vida, inspirando novas iniciativas em prol da valorização da terceira idade.