25/11/2024 às 15h32min - Atualizada em 25/11/2024 às 15h32min
Mais de duas mil crianças recebem visitas de “idosas carismáticas” e aprendem sobre conflitos geracionais nas escolas públicas
FONTE: Jéssica Balbino - FOTO: Luciana Bertozzi
Projeto ‘Alimentando Saberes: Conectando Gerações’ leva diálogo sobre saudade, pressão estética e afeto para estudantes
O projeto "Alimentando Saberes: Conectando Gerações", liderado pelas atrizes Carine Michelucci e Julia Montezano, encerra o ano em Poços de Caldas (MG) com passagem por três escolas e atendimento de mais de duas mil pessoas durante a temporada, que utilizou o teatro e a palhaçaria como ferramenta para promover alimentação saudável, artes e trocas afetivas entre gerações.
Vestidas como as personagens idosas Dona Amélia e Angelina, Carine e Julia, dirigidas por Valber Rodrigues, integrantes do Coletivo Fanfarra, mergulham no universo infantil para abordar temas que vão muito além da nutrição. A interação cênica cria um espaço de aprendizado mútuo entre crianças e idosos, destacando a importância do respeito, da memória e do cuidado intergeracional.
"Estar em contato com as crianças é um convite para revisitarmos nossa própria infância e, ao mesmo tempo, trazê-las para reflexões sobre a velhice e o respeito. As trocas vão muito além da alimentação. Elas envolvem valores humanos essenciais, como o afeto e a empatia", afirma Carine Michelucci.
Ainda para ela, estar inserida no espaço escolar com a personagem idosa e com máscaras é um convite para voltar no tempo. “A gente se sente voltando no tempo e experimentando a velhice do lugar do espírito. A gente aborda muito também sobre a aparência, porque a máscara é essa coisa no rosto da gente que muitos chamam de bruxa no momento inicial, então a gente consegue reprimir eles sobre essa fala do corpo do outro, da fisionomia do outro, porque eu estou apontando isso, né? Olha só quanta magia tem aqui para eu tratar especificamente da aparência dessa pessoa. Então, a gente acaba não entrando só no tema da alimentação, como abordando muitos outros temas que são, assim, extremamente importantes para a construção desse ser humano, para a construção social dessas crianças. E aí traz essa coisa da familiaridade, de uma troca afetiva. Muitas crianças não têm mais a avó, então a gente está ali para dar aquele colo que muitas delas nem chegaram a conhecer, outras chegam e falam para a gente que nossa, minha avó está bem velhinha, eu tenho muito medo de perder ela, ou eu perdi minha avó recentemente. Então a gente também dá o colo. Então, assim, é muito mais do que falar sobre alimentação. Eu acho que essa troca de saberes, que é inclusive o tema, ela também está ligada com essa troca de tudo que envolve a humanidade. É tudo que envolve a gente enquanto ser humano”, acrescenta.
Para Julia Montezano, a abordagem teatral com máscaras e improvisações transforma as escolas em palcos de reflexão. "A presença das personagens idosas no ambiente escolar é poderosa. As crianças são confrontadas com suas próprias atitudes, aprendendo a valorizar a velhice e a importância dos avós em suas vidas. A arte tem o poder de ensinar de forma mágica e transformadora", ressalta.
Com a direção de Valber Rodrigues, nesse projeto o Coletivo Fanfarra também conta com a fotógrafa Luciana Bertozzi, garantindo que cada interação seja registrada de forma significativa.
O "Alimentando Saberes" propõe reflexões que ultrapassam o espaço escolar, promovendo a valorização dos vínculos afetivos e culturais. "A arte é um alimento essencial, assim como o afeto e o conhecimento. É isso que buscamos compartilhar com cada estudante que encontramos", completam as atrizes.
EQUIPE:
Artística:
Julia Montezano (atriz e diretora musical) e Carine Michelucci (atriz e produtora)
Direção: Valber Rodrigues
Ação: Coletivo Fanfarra
Técnica:
Luciana Bertozzi (fotógrafa)
Jéssica Balbino (assessoria de imprensa)