Reunião estratégica discute possível retomada do Trem Turístico entre Poços de Caldas e Aguaí

31/03/2025 14h46 - Atualizado há 1 dia
Reunião estratégica discute possível retomada do Trem Turístico entre Poços de Caldas e Aguaí
Paula Narahyane, Carlos Henrique Fortes Dezena, Arison Siqueira e Isabela Luzia Diogo Ferreira

 

Uma reunião estratégica foi realizada para discutir a viabilidade da retomada do trem turístico que ligaria Poços de Caldas (MG) a Aguaí (SP). O encontro contou com a participação do secretário de Turismo de Poços de Caldas, Arison Siqueira; do prefeito de Águas da Prata, Carlos Henrique Fortes Dezena; da secretária de Turismo de Águas da Prata, Isabela Luzia Diogo Ferreira; e da diretora de Turismo de Poços de Caldas, Paula Narahyane.

O principal objetivo da reunião foi traçar um cronograma de ações para tentar viabilizar o projeto, unindo esforços entre os estados. Nesse primeiro momento, a reunião foi realizada com a cidade de Águas da Prata. A intenção é integrar São João da Boa Vista e também Aguaí, para que os quatro municípios envolvidos busquem apoio dos governos dos estados de Minas Gerais e São Paulo. O trem turístico, que funcionou nas décadas de 1990 e 2000, é um atrativo aguardado tanto pelos moradores quanto pelos turistas da região.

“Sabemos o quanto essa iniciativa pode impulsionar o turismo, trazendo mais um atrativo para Poços de Caldas e para as cidades vizinhas”, destacou o secretário de Turismo de Poços de Caldas. Arison reforçou que as discussões sobre o projeto já ocorrem há algum tempo e que há grande interesse em torná-lo realidade, porém os desafios são grandes.

Segundo ele, o Governo de Minas Gerais incluiu o trecho entre Poços de Caldas e Aguaí no seu Plano Estratégico Ferroviário, indicando a possibilidade de exploração turística da região. “Agora, nosso foco é unir esforços e buscar apoio junto à Secretaria de Infraestrutura Ferroviária para reativar essa linha, que não só conecta duas cidades turísticas, mas também dois estados, Minas Gerais e São Paulo, além de buscar apoio da iniciativa privada para viabilidade”, ressaltou.

PERCURSO - O trajeto proposto prevê um percurso até Aguaí, podendo parar em várias estações, sendo possível apreciar as paisagens deslumbrantes da Serra da Mantiqueira.

HISTÓRICO DO TREM TURÍSTICO - A ferrovia que liga Poços de Caldas a Aguaí foi inaugurada no século XIX e funcionou como transporte de passageiros até 1976. Na década de 1990, a linha passou a operar como trem turístico, atraindo milhares de visitantes até sua desativação anos depois. Em 2015, a Prefeitura de Poços de Caldas obteve um termo de cessão para o uso gratuito do trecho da linha férrea entre a antiga Estação Ferroviária da cidade e a Estação Bauxita. O documento, emitido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), concedeu à cidade o direito de uso da ferrovia por 20 anos, com possibilidade de renovação.

A expectativa agora é que, com o engajamento dos municípios e o apoio dos governos estaduais e federal, o projeto seja finalmente concretizado, trazendo um novo impulso para o turismo regional. Os próximos passos incluem novas reuniões técnicas e um estudo de viabilidade econômica para definir os investimentos necessários para a reativação do trem turístico.


FONTE: FONTE E FOTOS: SECOM Poços de Caldas - [email protected]
Notícias Relacionadas »