14/11/2024 às 15h11min - Atualizada em 14/11/2024 às 15h11min
"Índia - Conexão e Arte" realiza duas sessões gratuitas no Ginásio da Cascatinha
FONTE: Bibi Rodriguez - FOTO: Dani Alvisi
Vivência multidisciplinar com Yoga, música ao vivo e exposição fotográfica tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura
O Ginásio Moleque César, na Cascatinha, recebe duas sessões abertas ao público do projeto interativo Índia - Conexão e Arte, nos dias 17 de novembro e 8 de dezembro, às 9h. Idealizado pela fotógrafa e produtora cultural Dani Alvisi, com produção da Lavanda Cultural, o projeto busca criar conexões entre a arte e o bem-estar físico e mental. A iniciativa é realizada com recursos do edital de Patrocínio, da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas.
Com uma abordagem inovadora para a prática da Yoga, "Índia - Conexão e Arte" combina uma exposição de fotografias da Índia com a força dos mantras e a prática guiada, oferecendo uma vivência multissensorial que, a cada edição, conquista mais adeptos.
Ana Casalinho, mestra de Yoga, é responsável pela prática. “O projeto cria um ambiente em que a arte e a prática se entrelaçam, proporcionando aos participantes uma experiência de autoconhecimento e harmonia”, declara. Em um espaço ambientado com as fotos de Dani Alvisi, tiradas em sua viagem à Índia, os visitantes são guiados pela instrutora através de posturas de Yoga que representam as forças da trindade hindu - Brahma, Shiva e Vishnu. A experiência é intensificada pela música com mantras tocados pelas instrumentistas Fernanda Dearo, Nathália Diniz, Ariane Nery e Julia Montezano, criando uma atmosfera de serenidade e introspecção.
A produtora Bibi Rodriguez explica que as sessões têm duração de uma hora e vinte minutos e foram planejadas para estimular os sentidos de maneira plena, promovendo uma reflexão sobre a relação entre arte, saúde e autoconhecimento. “Os mantras, originários da palavra sânscrita ´man´ (mente) e ´tra´ (controle), conduzem os participantes a um estado de consciência elevada, focando no momento presente e no equilíbrio do corpo e da mente”, diz. A exposição das fotografias de Dani Alvisi, impressas em bandeiras de tecido, complementa a experiência, transportando os participantes para a cultura e as paisagens vibrantes da Índia.
O projeto espera atrair um público amplo, de crianças a idosos, que se identifiquem com o interesse por arte, cultura oriental e práticas de bem-estar. Só final de cada vivência são distribuídos cartões postais com imagens da Índia, ampliando o alcance dos conceitos e ações da proposta.