06/11/2024 às 17h01min - Atualizada em 06/11/2024 às 17h01min
Brand-News 49 anos: uma vida bem vivida!
TEXTO: Brand-News
Odair, Lurdinha e Cláudia Camillo no registro do fotógrafo Marcelo Tercetti feito em novembro de 2015 no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas
Como jornal impresso, chegamos a quase 45 anos ininterruptos. Com um empurrãozinho da pandemia, em janeiro de 2021 iniciamos o Portal Brand-News, que a exemplo do jornal impresso tem como foco matérias positivas sobre cultura, turismo nacional e internacional, saúde, etc. E seguimos fazendo história
Neste 6 de novembro de 2024, data em que Poços de Caldas comemora 152 anos, o Brand-News completa 49 anos com o mesmo propósito desde sua criação: levar ao leitor, com credibilidade e imparcialidade, informação de bom gosto. E foi durante a celebração do aniversário de Poços, no longínquo 6 de novembro de 1975, que o então professor de inglês Odair Camillo subiu no palanque das autoridades para entregar o primeiro exemplar do jornal bilíngue.
Primeiro jornal da região a ser impresso no sistema off-set - quando ainda se usava normalmente a impressão no sistema linotipo - e criado dentro do Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos por iniciativa do professor Odair, após alguns meses o Jornal Brand-News foi inteiramente assumido por ele, que procurou dar ênfase também aos aspectos sociais e turísticos de Poços de Caldas.
Anos mais tarde, o BN foi o pioneiro na utilização da editoração eletrônica, trazendo para Poços a primeira impressora laser do interior do Estado.
Acompanhando sempre a evolução tecnológica nos processos de editoração gráfica e impressão, o jornal passou a ser editado em cores no ano de dezembro de 1997. A princípio, a ideia era editar apenas um Caderno Especial das Mesas Decoradas de Natal - evento promovido pela colunista Lurdinha Camillo, presente com suas notas sociais desde a primeira edição. Mas o diretor aceitou o desafio de mudar o lay out da publicação, que passaria a contar com várias páginas coloridas, acompanhando a tendência natural do mercado.
O primeiro site veio mais tarde, em 2001, desenvolvido pela agência He9! Inteligência Criativa, reunindo as principais matérias do mês, com exceção da coluna social.
Como jornal impresso, o Brand-News chegou a quase 45 anos. Quase, porque no ano em que atingiríamos esta marca histórica veio a pandemia, e durante alguns meses tivemos que enviar o conteúdo mensal aos leitores digitalmente, via e-mails e WhatsApp. Uma adequação temporária, mas necessária.
No total, foram 515 edições com reportagens exclusivas, a participação de colunistas de vários segmentos, o Social bombando com fotos belíssimas e a temida “Pimenta”, e o Turismo inovando com as muitas viagens sendo destaque e incentivando os leitores a conhecer o mundo - a convite dos governos, Departamentos de Turismo e dos Conventions & Visitors Bureau, meus pais visitaram 58 países nos cinco continentes para reportagens internacionais e participação em feiras e eventos de renome.
“EMPURRÃO” - Mas o isolamento social e o cenário econômico incerto serviram como um empurrãozinho para darmos início a um projeto que estava somente no campo das ideias: transformar o BN em um portal de notícias mais dinâmico e atualizado, porém mantendo como foco as matérias positivas sobre cultura, turismo nacional e internacional, saúde, etc.
Assim, na segunda semana de janeiro de 2021 colocamos o Portal Brand-News no ar e começamos oficialmente a divulgá-lo nas redes sociais. Para gerar impulsionamento e fazer as matérias chegarem a um público maior, desde então enviamos aos nossos leitores, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, sempre após às 17h, um arquivo único com os links das matérias atualizadas pelo WhatsApp Business, São mais de 800 contatos, entre pessoas físicas e jurídicas. Um mailing list formado inicialmente pelos assinantes, anunciantes, parceiros e colaboradores do jornal impresso, acrescido de novos contatos. Um público segmentado, bem informado, como a gente gosta.
Olhando para trás, uma história bem vivida. Quase cinco décadas de um trabalho incansável que ajudou a construir o nome de tantos personagens que hoje têm papel de destaque na sociedade. Que fortaleceu e solidificou inúmeros projetos que ajudaram a moldar nossa cidade, sempre destacada no cenário turístico ao lado de inúmeros destinos nacionais e internacionais.
Olhando para frente, mais uma história a ser construída. E em nome do BN, agradeço a todos que acompanham esse trabalho, nos apoiam e nos incentivam a continuar.
Obrigada, leitores, anunciantes, colaboradores, parceiros de uma vida bem vivida!
Vida longa ao Brand-News!