28/10/2024 às 15h55min - Atualizada em 28/10/2024 às 15h55min
Calendário do Rock: “As Quatro Estações” completa 35 anos
Rodrigo Lee - Músico e Produtor Cultural
(35) 9 9987-5620
Foto: Reprodução Google
Há 35 anos a Legião Urbana lançou “As Quatro Estações”, seu quarto álbum de estúdio. Gravado nos estúdios da EMI, sob produção de Mayrton Bahia, o álbum oficializou a formação que perduraria até o fim da banda, após a saída do baixista Renato Rocha, devido a problemas profissionais, incluindo atrasos e faltas constantes em ensaios. O disco, entretanto, levou um ano para ficar pronto, devido ao fato de a banda não conseguir criar algo que a satisfizesse.
O material reúne uma série de referências ao cristianismo e Shakespeare para abordar temas como suicídio, solidão, desilusões amorosas e sexualidade. A obra incluiu "Há Tempos" e "Pais e Filhos", duas canções-chaves do disco que seriam lançadas como singles e se tornariam hits, além das radiofônicas "Monte Castelo", "Meninas e Meninas" e "Quando o Sol Bater Na Janela Do Seu Quarto". A canção "Feedback Song For A Dying Friend" é uma homenagem a Robert Mapplethorpe, um ex-fotógrafo americano, e a Cazuza, com sua letra sendo traduzida do inglês, escrita por Renato Russo para o português pelo escritor e tradutor Millôr Fernandes.
“As Quatro Estações” foi lançado em outubro de 1989 e obteve um imenso sucesso comercial, tornando-se o disco mais vendido da Legião Urbana, com mais de 2,5 milhões de cópias vendidas até hoje; além de receber aclamação da crítica, que considerou a obra como o melhor trabalho da banda. A partir da turnê deste álbum, os integrantes Renato Russo, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá passaram a contar com três músicos de apoio em turnês: Fred Nascimento (guitarra e violão), Bruno Araújo (baixo) e o produtor musical Mu Carvalho (teclados).