25/09/2024 às 13h11min - Atualizada em 25/09/2024 às 13h11min
Curso de Ciência da Computação da PUC Minas Poços de Caldas oferece minicursos gratuitos abertos ao público
FONTE: Assessoria de Imprensa da PUC Minas Poços de Caldas - [email protected]
As inscrições também são gratuitas e podem ser feitas até dia 4 de outubro
O Curso de Ciência da Computação da PUC Minas Poços de Caldas realizará uma série de seminários, com palestras e minicursos, que poderá contar com a participação do público externo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até dia 4 de outubro por meio deste link. As aulas começam no mesmo dia, mas a data de início e o período de inscrição variam conforme o curso escolhido.
Os Seminários do Curso de Ciência da Computação são eventos promovidos pela Universidade com o objetivo de proporcionar aos alunos uma imersão em temas e tecnologias contemporâneas. As atividades são compostas por palestras e minicursos ministrados por professores especialistas da área. Os seminários fazem parte da grade curricular dos alunos matriculados nas disciplinas Seminários I a IV.
Pessoas do público externo interessadas em se inscrever devem ter, pelo menos, uma formação de programação de computadores básica. No total, são cinco minicursos oferecidos: Construção de páginas WEB com HTML, CSS e Javascript; Aplicações Front-End com React; Fundamentos em Ruby; Back-End com .NET; e Devops Docker.
SOBRE OS CURSOS:
Construção de páginas WEB com HTML, CSS e Javascript
HTML, CSS e JavaScript são os pilares de construção usados em várias soluções tecnológicas atualmente para o ambiente web, assim, neste curso, serão ensinados os conceitos fundamentais sobre estes pilares através da construção de um jogo. CSS é chamado de Cascading Style Sheet e é usado para estilizar elementos escritos em uma linguagem de marcação como HTML. O CSS separa o conteúdo da representação visual do site. Pense na decoração da sua página. JavaScript é uma linguagem de programação que permite implementar itens complexos em páginas web - toda vez que uma página da web faz mais do que simplesmente mostrar a informação estática - mostrando conteúdo que se atualiza em um intervalo de tempo, mapas interativos ou gráficos 2D/3D animados, etc.
Aplicações Front-End com React
React é uma biblioteca JavaScript para a criação de interfaces de usuário - ou UI (user interface). Criado em 2011 pelo time do Facebook, o React surgiu com o objetivo de otimizar a atualização e a sincronização de atividades simultâneas no feed de notícias da rede social, entre eles chat, status, listagem de contatos e outros.
Fundamentos em Ruby
Ruby é uma linguagem de programação dinâmica e de código aberto que é conhecida por sua simplicidade e facilidade de uso. Ela é frequentemente utilizada no desenvolvimento de aplicações back end devido à sua capacidade de escrever código limpo. Com Ruby, os desenvolvedores podem criar aplicações web escaláveis e eficientes, além de integrar facilmente com bancos de dados e outras tecnologias.
Back-End com .NET
NET é uma plataforma de desenvolvedor composta por tools, programação de linguagens e bibliotecas para criar muitos tipos diferentes de aplicativos. Há várias implementações do .NET. Cada implementação permite a execução de código .NET em locais diferentes - Linux, macOS, Windows, iOS, Android e muito mais.
Devops Docker
Docker é uma plataforma revolucionária que permite aos desenvolvedores empacotar aplicações e suas dependências em contêineres portáteis, garantindo que funcionem de maneira consistente em qualquer ambiente, seja ele de desenvolvimento, teste ou produção. Com Docker, é possível criar, implantar e gerenciar aplicativos de forma mais eficiente, escalável e isolada. Nesta oficina, serão apresentados os fundamentos do Docker, desde a construção e gerenciamento de contêineres até a orquestração com Docker Compose e Docker Swarm.