23/09/2024 às 15h16min - Atualizada em 23/09/2024 às 15h16min
Jaguariúna celebra 35 anos de rodeio consagrado, após receber obras de arte monumentais para receber turistas
FONTE: Comunicação Conectada - Lucas Abbdallah - [email protected] - FOTO: Gislaine Mathias
“Touro Indomável”, feito por Rafael Brancatelli, representa a força e a tradição do evento
Além dos grandes shows do Jaguariúna Rodeo Festival, o município recebeu no começo do mês esculturas realizadas por renomado artista plástico, que oferecem uma experiência cultural única para quem for visitar a cidade durante o festival
O mês de setembro para a cidade de Jaguariúna (SP) tem sido um dos mais movimentados nos últimos anos. Isso porque ocorre o tradicional Jaguariúna Rodeo Festival que, em 2024, comemora a edição especial de 35 anos, prometendo agitar o interior de São Paulo com shows imperdíveis e uma celebração única da tradição sertaneja. O evento, que durará de 20 a 28 de setembro no complexo da Red Eventos, contará com apresentações de artistas renomados como Ana Castela, Chitãozinho e Xororó, Luan Santana, Gusttavo Lima, Zezé Di Camargo e Luciano, entre outros.
Mais do que um rodeio, o Jaguariúna Rodeo Festival se consolidou como um dos principais eventos culturais do Brasil, atraindo não apenas os fãs da música sertaneja, mas também turistas de todas as partes do país. E, além do famoso festival, a cidade de Jaguariúna tem investido cada vez mais em projetos que valorizam seu patrimônio cultural e turístico.
Este ano, quem participar da festa terá um destaque especial no cenário artístico e turístico local. Os visitantes poderão conhecer as novas obras de Rafael Brancatelli, renomado artista brasileiro cuja arte vem ganhando reconhecimento nacional. Desde a inauguração do Touro de Ouro da B3, no centro de São Paulo, até obras em outras cidades, como Campos do Jordão, que recebeu o Elefante Bambuí, sua trajetória tem sido marcada por intervenções urbanas icônicas. Um exemplo recente foi a construção da estátua do Bira, mascote do Botafogo, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, que se tornou um símbolo de identidade e celebração da história do clube.
Em comemoração aos 70 anos de emancipação do município, Brancatelli criou uma série de esculturas de grande porte que agora enfeitam pontos estratégicos da cidade. Entre elas, estão o imponente "Jaguar Negro", o vibrante "Touro Indomável" e os majestosos "Cavalos Brancos", que celebram a forte conexão de Jaguariúna com a natureza e sua cultura rural.
A obra "Touro Indomável", em particular, tem uma forte ligação com o rodeio, representando a força e a tradição do evento, destacando a importância do rodeio tanto para a identidade cultural da cidade quanto para o turismo local, atraindo milhares de visitantes anualmente.
Com isso, as obras de Brancatelli se integram ao já consolidado turismo da cidade, que inclui o passeio no trem turístico da Maria Fumaça e o próprio Rodeio de Jaguariúna, que recebe mais de 100 mil pessoas por edição. As esculturas, além de homenagearem a cidade e suas raízes, também funcionam como uma nova atração para os turistas, que agora têm mais um motivo para visitar e apreciar a história e o patrimônio local.
SOBRE RAFAEL BRANCATELLI - Rafael Brancatelli é um artista brasileiro conhecido por representar a natureza através da arte. Suas obras são verdadeiras celebrações do reino animal, elas captam de forma única a sua essência e significado em cada escultura. Liderando uma equipe multidisciplinar, vem fazendo esculturas e pinturas exclusivas para clientes ao redor do mundo, além de obras para as maiores empresas nacionais e internacionais. Ganhou destaque pela criação da obra “Touro de Ouro” da Bolsa de Valores - B3 e pela escultura do Bira, um dos principais mascotes do Botafogo, em comemoração do aniversário de 130 anos do time.