18/09/2024 às 16h07min - Atualizada em 18/09/2024 às 16h07min

Maria Philomena Cavini Pereira completa 100 anos: uma história dedicada à educação

FONTE: Rossmaly Borges - FOTOS: Acervo pessoal

 
Nesta terça, 17 de setembro, um encontro emocionante marcou o aniversário de 100 anos de Maria Philomena Cavini Pereira. Carlos Sodré (Tatau), que foi aluno particular da professora durante 17 anos, chegou de surpresa à reunião festiva promovida pelas amigas da centenária Maria Philomena. “Foi um momento especial, ela o reconheceu mesmo sem tê-lo visto nas últimas décadas”, disse Rossmaly Morais Borges, que rendeu elogios à amiga. “Ela tem um astral fantástico, é um exemplo de vida para nós”, disse.


“A educação sempre foi minha paixão. Ver o brilho nos olhos de uma criança ao aprender algo novo é uma recompensa que não tem preço”, disse a matriarca da família Cavini Pereira. A professora, que lecionou por décadas no David Campista, dedicou grande parte de sua existência ao ensino e à comunidade. Os filhos, Marilena e Antonio Samuel, compartilham memórias e destacam a importância do aprendizado que tiveram com a mãe. “Isso [100 anos] é um verdadeiro presente para todos nós. A palavra que abrange todos os sentimentos, para mim e meu irmão, chama-se gratidão. Por tudo. Principalmente coragem, força, amor e fé”, escreveram.
 
No bilhete escrito à mão, eles contam que a mãe alfabetizou 1.160 crianças no grupo escolar. “Naquela época, não sabíamos pegar no lápis”. Os filhos lembram que no tempo livre, Maria Philomena dava aulas particulares, e nas horas vagas fazia bolos de noiva e de aniversário para complementar a renda da família. “Às vezes, nosso avô Antônio Cavini tirava as molduras da janela, pois o tabuleiro do bolo era tão grande que não passava pelo lugar”, afirmaram.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.