Brand-News Publicidade 1200x90
Brand-News Publicidade 728x90
11/09/2024 às 15h31min - Atualizada em 11/09/2024 às 15h31min

Na terra da Moscato, NOVA estreia com maior prêmio

FONTE: Lucinara Masiero - [email protected] - FOTOS: Divulgação
Presidente da Nova Aliança, Sidimar Fleck, recebeu a premiação da presidente da Afavin, Rosane Capeletti, e do prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin

 
Vinícola comemora nova fase com quatro Medalhas de Ouro e o título de melhor vinho Moscato em primeira participação junto a Afavin
 
O Brasil Vitivinícola vem se destacando com dezenas de regiões produtoras, mas é na Serra Gaúcha que reside a tradição de mais de um século no cultivo de uvas e elaboração de vinhos. Em Farroupilha, onde a produção é de cerca de 50% do volume de toda uva Moscato do país, a identidade é reconhecida com a Indicação de Procedência (IP) Farroupilha, o que significa que o território é a grande referência no cultivo da variedade, o que engrandece ainda mais a conquista da NOVA, marca mãe de vinhos finos e espumantes da Nova Aliança Vinícola Cooperativa, que arrematou nada mais, nada menos, do que o Prêmio de Melhor Vinho Moscato com o Santa Colina Moscato Giallo.
 
A estreia na Seleção de Vinhos de Farroupilha, evento que está em sua 19ª edição, numa organização da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), também destaca a conquista de quatro Medalhas de Ouro para os produtos Aliança Espumante Moscatel Rosé, Aliança Espumante Brut Rosé, Santa Colina Espumante Brut e Santa Colina Merlot Rosé. Para o CEO da Nova Aliança Vinícola Cooperativa, Heleno Facchin, a premiação é motivo de muito orgulho e ganha ainda mais força diante do momento vivido pela empresa. “Esta distinção premium e as quatro Medalhas de Ouro batizam a estreia da marca NOVA em um concurso. Não podia ser mais perfeito. É a melhor forma de festejar nossos 95 anos, de marcar este novo momento, brindando o que a história de quase um século construiu”, ressalta.
 
A obtenção deste prêmio, segundo o enólogo André Gasperin, é um justo reconhecimento às famílias de cooperados da região que há quase 100 anos se dedicam a cultura da uva. “Nossa filial na Linha Jacinto processa todos os anos cerca de 20 milhões de quilos de uvas, grande parte delas da variedade Moscato. A unidade é bem estruturada, resultado de um trabalho muito forte de gerações, que merece ser valorizado. É muito gratificante poder fazer parte desta história podendo colher os frutos do que foi e está sendo feito por todos de forma cooperada”, comemora. Gasperin também atribui a conquista aos grandes investimentos feitos do vinhedo ao ponto de venda, seja no cultivo da uva e manejo da vinha, seja em maquinário de alta performance ou na reestruturação comercial.
 
A 19ª Seleção de Vinhos de Farroupilha reuniu 253 amostras em 18 categorias, que foram avaliadas por um grupo de 40 degustadores entre enólogos, representantes de instituições de ensino e pesquisa, profissionais da indústria vinícola e enófilos.
 
MOMENTO VIVIDO - Estas conquistas refletem o novo propósito que passou a fazer parte do sonho das mais de 600 famílias cooperadas. Com 95 anos de história, vive um encontro perfeito entre passado e futuro. Assim como a vinha, as famílias cresceram, amadureceram, e agora colhem os frutos de gerações, brindando o que a história de quase um século construiu: vinhos e espumantes para um consumidor exigente.
 
As décadas criaram a excelência que se fortalece com pesados investimentos do vinhedo à vinícola. Práticas modernas e inovadoras no manejo dos vinhedos, aliadas à tecnologia de última geração, são responsáveis por colocar na mesa do consumidor vinhos e espumantes que expressam o melhor de cada terroir gaúcho. Um dos mais recentes investimentos, que impactaram positivamente a vinícola, foi a aquisição e implantação de uma nova linha produtiva, capaz de personalizar com qualidade de alta performance, ampliando a capacidade produtiva em 200%. A linha é única no país, montada exclusivamente para a Nova Aliança. O investimento foi de R$ 10 milhões. Agora, em apenas uma hora, é possível engarrafar até 6 mil garrafas de vinhos e espumantes.
 
Com uma das maiores e mais modernas plantas industriais de suco de uva da América Latina, a matriz em Flores da Cunha, com 24 mil m2, tem capacidade para processar até 60 milhões de quilos de uva por ano. Além disso, a empresa também possui outras duas unidades produtivas, uma em Farroupilha, Capital Nacional dos Moscatéis, e outra em Santana do Livramento, na Campanha Gaúcha, onde mantém uma propriedade de 400 hectares, 60 deles destinados ao cultivo de vinhedos. A Nova Aliança é a vinícola cooperativa mais antiga do Brasil.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.