O Instituto de Ciências e Tecnologia Dr. Márcio Ribeiro do Valle (IMRValle) realiza nesta quarta-feira, 11 de setembro, o encontro Força Jovem. O evento, que acontece às 19h, no Teatro da Urca, contará com a participação de entidades e profissionais voltados ao desenvolvimento psicossocial e da saúde e educação em Poços de Caldas, que oferecem atividades e oportunidades que promovem os adolescentes.
Em pauta, atividades e interação que visam discutir e encontrar soluções para vencer o fracasso que o suicídio representa. Lembrando que ontem (10) foi comemorado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, marcando a campanha Setembro Amarelo, que ocorre ao longo de todo o mês com o objetivo de alertar a população sobre a realidade do suicídio e suas formas de prevenção.
“O mês de setembro traz a todos um importante alerta sobre a urgência na defesa da vida de adolescentes. Um crescimento assustador na realização de atos autoagressivos por jovens, deram origem à campanha mundial de importância reconhecida pela Organização Mundial da Saúde. Há uma condição vulnerável nessa fase complexa de desenvolvimento, que se acentuou nos últimos tempos e exige da sociedade ações que interrompam tais tendências trágicas”, disse a Dra. Luiza Elena Leite Ribeiro do Valle, psicóloga nas áreas de Saúde, Educação e Trabalho e uma das fundadoras do IMRValle.
A juventude é a fase em que se estabelece a formação de identidade, junto a incertezas e comportamentos inconsistentes, que confundem regras e valores, trazendo riscos de ansiedade. A ansiedade surge como sofrimento e vulnerabilidade diante de conflitos que podem evoluir para desajustes psicossociais, defasagem na escola, baixa autoestima, depressão, isolamento social, entre outras dificuldades.
“Nesse novo tempo, adolescentes precisam aprimorar seus recursos com a formação de habilidades socioemocionais, construção de competências, da autoestima e motivação. O IMRValle colabora com pais e professores, promovendo a potencialidade dos jovens e apoiando reflexão psicossocial e atividade saudável”, pontua Dra. Luiza Elena.