10/09/2024 às 15h28min - Atualizada em 10/09/2024 às 15h28min

Sua banda está pronta para o sucesso? Uma reflexão sobre o mercado musical

FONTE E FOTO: Cinthya Rodrigues

 
A escassez de oportunidades no mercado musical pode ser desanimadora, mas antes de culpar o cenário, é essencial avaliar algumas questões para saber se sua banda está realmente pronta para conquistar grandes palcos
 
É comum ouvir bandas e artistas, tanto covers quanto autorais, reclamando da falta de espaço e oportunidades para se apresentar, sonhando em tocar em grandes festivais como o Lollapalooza. No entanto, fica a pergunta: se a chance surgisse hoje, sua banda estaria realmente pronta?
 
Segundo Cinthya Rodrigues (foto), sócia e produtora artística do STUDIOROCK, de Poços de Caldas (MG), antes de culpar o mercado é essencial fazer uma autoavaliação. “Você sabe dizer ao contratante qual é o perfil do seu público para que seu show seja programado no dia certo do evento? Conhece quem são seus ouvintes nos serviços de streaming? Sua banda tem uma rede social ativa, com seguidores engajados, ou apenas algumas postagens esporádicas?”, pergunta.
 
Outro ponto crucial: “Você possui um bom mídia kit para apresentar sua banda? Isso inclui um release bem escrito, fotos de qualidade para serem utilizadas na divulgação, e materiais audiovisuais profissionais”, explica. Tudo isso facilita o trabalho da imprensa e atrai mais atenção para o seu trabalho. “E quanto à sua música? Ela está bem produzida, pronta para tocar em rádios e campanhas publicitárias?”.
Além disso, lembra Cinthya, há a questão técnica. “Você tem um rider preparado? Ou seja, um documento detalhado sobre os equipamentos que sua banda precisa, mapa de palco, iluminação, e até as condições de camarim? Sem essa organização, o show pode não acontecer da melhor forma”, detalha.
 
Agora, a pergunta chave: “O que sua banda agrega para o evento, festival ou casa de shows? ´Porque somos bom´", não é o suficiente. O mercado está repleto de artistas talentosos, alguns tocando até mesmo nas ruas, mas infelizmente só o talento não basta. No mercado musical, você precisa ser um bom produto.”
 
Isso pode soar frio, mas é a realidade. O músico é, sim, um produto. Sua imagem, sua autenticidade, seu marketing pessoal - tudo isso conta. E não é apenas sobre beleza ou aparência, mas sobre como você se posiciona. Seu show é um produto, suas músicas gravadas são produtos. E quem tiver um pacote de qualidade melhor estará em destaque.
 
Ela conclui: “Portanto, em vez de reclamar da falta de oportunidades, reflita sobre o que falta para sua banda se profissionalizar. Trabalhe em seus produtos e seja tão bom a ponto de não poderem te ignorar. O mercado musical é desafiador, mas com preparação e dedicação, o sucesso pode estar mais perto do que você imagina.”
 
SERVIÇO:
STUDIOROCK
Endereço: Rua Barão do Campo Místico 28, Centro - Poços de Caldas (MG)
Contatos: (35) 9 9672-4073 / Instagram: @studiorock.pc

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.