28/08/2024 às 15h05min - Atualizada em 28/08/2024 às 15h05min
Abertas as inscrições para a 4ª edição da campanha “Educador de Valor” do Instituto Alcoa
FONTE: Opção Comunicação - Ana Maria Luisi - [email protected]
Educadores(as) de Poços de Caldas (MG) já podem inscrever suas práticas educativas
e concorrer ao prêmio de reconhecimento; campanha reconhece iniciativas inovadoras no ensino fundamental
O Instituto Alcoa abriu as inscrições da quarta edição da Campanha “Educador de Valor”, que visa reconhecer educadores(as) da rede municipal de Poços de Caldas(MG), Juruti (PA) e São Luís (MA), onde o Instituto Alcoa tem atuação.
“Estudantes Brasil adentro são impactados diariamente pela dedicação de profissionais comprometidos com uma educação de qualidade. A campanha Educador de Valor chega, pelo quarto ano consecutivo, para prestar homenagem a esses agentes transformadores que são os educadores e as educadoras", explica Monica Espadaro, diretora Executiva de operações do Instituto Alcoa.
COMO PARTICIPAR - Este ano a campanha irá reconhecer experiências e vivências educacionais exitosas em três categorias: Educomunicação, Cultura de Paz e Educação Ambiental.
As inscrições devem ser feitas de 22 de agosto a 20 de setembro, por meio do site da campanha (http://www.educadordevalor.com.br/) e são destinadas a educadores(as) ativos(as) na rede municipal de Ensino Fundamental de Poços de Caldas que ainda não foram reconhecidos como “Educadores de Valor” nas edições anteriores.
A campanha considera educadores(as) não só professores e professoras, mas também gestores(as), como orientadores(as) pedagógicos(as), coordenadores(as), assistentes de direção e diretores(as).
AVALIAÇÃO - A avaliação das vivências e experiências será realizada por um comitê consultivo, que considerará a inovação das vivências e experiências educativas do ponto de vista da mobilização e engajamento para a melhoria da aprendizagem e não projetos pedagógicos da educação formal.
Um comitê consultivo irá avaliar: Alinhamento ao tema da edição, Inovação, Respeito e valorização da realidade e cultura locais, Qualidade técnica em redação de projeto, Competência gramatical, Alinhamento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Potencial de engajamento de estudantes, Oportunidade de replicação e Ganho de escala. A partir da análise desses itens, serão indicados 27 educadores(as) finalistas - nove profissionais de cada localidade, sendo três por categoria - que seguirão para votação popular.
As escolas que enviarem o maior número de experiências também receberão o certificado de "Escola de Valor".
PREMIAÇÃO - A divulgação dos(as) educadores(as) e da escola vencedora será feita no site da campanha e nos meios de comunicação do Instituto Alcoa, em novembro.