Brand-News Publicidade 1200x90
28/08/2024 às 15h37min - Atualizada em 28/08/2024 às 15h37min

Milhões de brasileiros se mobilizam na Change.org contra queimadas e em proteção dos biomas brasileiros

FONTE: Change.org - [email protected] - FOTO: Reprodução site Change.org

 
População já criou mais de 270 petições sobre esses temas nos últimos meses, algumas com mais de 1 milhão de assinaturas e com ações encaminhadas a partir da pressão popular
 
Só no primeiro semestre deste ano, o Brasil registrou o maior número de incêndios desde 1988, quando o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) iniciou o monitoramento. E a previsão é de muito mais fogo para todo o ano. Só no último final de semana, cerca de 150 municípios do interior de São Paulo foram atingidos por mais de 2,3 mil focos de incêndio, em apenas 3 dias. Na sequência, foi a vez de outras capitais, como Goiânia e Brasília, amanheceram com o céu nublado por causa da fumaça de queimadas no Cerrado e Pantanal, com fortes indícios de ações criminosas e orquestradas, o que está sob investigação da Polícia Federal. 
 
Esses últimos casos especificamente fizeram com que cidadãos comuns, preocupados com a queimada recorde em todos os biomas brasileiros, criassem uma petição online em que pedem punições mais severas a pessoas condenadas por queimadas criminosas no país. De acordo com o texto da petição, criada no último dia 27, as punições previstas atualmente na legislação são brandas e passíveis de serem transformadas em multas, por exemplo. Veja o abaixo-assinado: https://www.change.org/CadeiaPraQuemQueima
 
Também focada na prevenção e combate às queimadas, uma outra petição ativa na plataforma Change.org conta com mais de 1,3 milhões de apoiadores que pedem pela criação de uma Lei do Pantanal, a exemplo da Lei da Mata Atlântica (Lei 11.428, de 2006). Confira: https://www.change.org/QueimadasPantanal.  
 
A petição foi criada em 2020 por Gabriel Adami, então com 16 anos, motivada por um incêndio de proporções catastróficas que consumiu quase 4 milhões de hectares do bioma nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, um infeliz recorde de destruição até aquele momento, e que deixou marcas profundas. Entretanto, com uma decisão de junho deste ano do Supremo Tribunal Federal (STF), que estipulou o prazo de 18 meses para que o Congresso aprove uma legislação específica para o bioma, a petição foi atualizada por Gabriel com foco na criação da Lei, que hoje ele acompanha de perto no trabalho que desenvolve como analista de políticas públicas do Instituto SOS Pantanal. 
 
Segundo Monica Souza, diretora executiva da Change.org no Brasil, nos últimos anos os biomas brasileiros vêm sofrendo a pressão de diversas ameaças que colocam em risco suas integridades e suas funções ecológicas, além da própria biodiversidade e dos povos que ali vivem. "Os incêndios florestais são atualmente as principais ameaças ao nosso patrimônio natural, o que tem gerado diversas mobilizações da sociedade por meio da plataforma da Change em defesa das florestas e dos recursos naturais, sejam em ações regionais, como uma no Amazonas que exigia do governador ações imediatas contra queimadas, ou grandes campanhas nacionais como a da Lei do Pantanal. Só sobre queimadas, tivemos mais de 270 petições recentes". 
 
Ela observa também que há exemplos vitoriosos de como a plataforma é um espaço potente para a mobilização social, permitindo que pessoas de todo o Brasil e do mundo se unam em defesa do meio ambiente e das comunidades locais, como foi o caso de uma petição que, em 2029, reuniu mais de 5 milhões de assinaturas por uma #CPIdasQueimadas
 
Após muitas articulações, que culminou com a entrega das milhares de assinaturas no Congresso, uma Comissão Externa de Políticas para Integração do Meio Ambiente e Economia na Câmara dos Deputados foi aberta em setembro naquele ano, com participação ativa dos peticionários em audiência públicas ou com apoio de informações técnicas para relatórios, além de mobilizações da sociedade nas redes e nas ruas. 
 
"Essas mobilizações são exemplos de como a participação coletiva pode influenciar decisões que afetam diretamente a vida de comunidades inteiras e o equilíbrio ambiental", conclui. 
 
 
Sobre a Change.org Brasil - A Change.org é a maior plataforma de abaixo-assinados do mundo. No Brasil desde 2012, é utilizada por mais de 34 milhões de pessoas, com mais de 70 mil petições criadas e média de 26 milhões de assinaturas por ano. Já são mais de mil campanhas com finais felizes, provando que a união de vozes e o ativismo digital alcançam conquistas que impactam vidas e a sociedade. A Change.org é uma organização sem fins lucrativos no Brasil e se sustenta unicamente por meio de doações. Para garantir completa independência, não aceita recursos de partidos políticos, publicidade ou empresas. Saiba mais em https://www.change.org/.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.