Brand-News Publicidade 1200x90
Brand-News Publicidade 728x90
19/08/2024 às 16h34min - Atualizada em 19/08/2024 às 16h34min

Bortolan e Praia do Sol recebem o Projeto Turismo Educativo 60+

FONTE: Flávio José Valente - [email protected]

 
Os participantes do Projeto Turismo Educativo 60+ tiveram a oportunidade de explorar de perto duas histórias que se entrelaçaram na década de 1950 em Poços de Caldas: a construção da Barragem do Bortolan e a fundação do Clube Náutico Praia do Sol.
 
A necessidade de represar o Rio das Antas remonta à década de 1930, quando Poços de Caldas enfrentava o racionamento obrigatório de energia elétrica durante os períodos de estiagem. O pioneirismo da cidade na geração de eletricidade não foi suficiente para garantir o abastecimento de uma cidade em crescimento, que atraía grande número de visitantes aos seus hotéis e cassinos, especialmente nas décadas de 1920 e 1930. Assim, estudos realizados em 1939 apontaram a necessidade de construir barragens na região. Foi então que, durante a gestão do prefeito Miguel de Carvalho Dias (1947-1951), teve início a construção da Barragem do Bortolan, com o objetivo de represar as águas do Rio das Antas.
 
Os serviços ficaram sob a responsabilidade da Construtora Mantiqueira S.A. e a obra se estendeu ao longo de vários anos, atravessando os mandatos de mais dois prefeitos. Martinho de Freitas Mourão (1951-1955), o segundo prefeito envolvido, foi responsável, entre outras medidas, pela desapropriação de vários imóveis às margens da represa. A barragem foi finalmente inaugurada em 13 de maio de 1956, durante a gestão de Agostinho Loyola Junqueira (1955-1959). Diversos fatores contribuíram para a demora na conclusão da obra, incluindo uma greve dos operários, registrada na manchete de 3 de fevereiro de 1956, primeira página do jornal Diário de Poços de Caldas, que dizia: “Em Greve os Operários da Represa Bortolan por Falta de Pagamento - Há vários meses sem receber seus salários os trabalhadores da 'Mantiqueira', a empresa concessionária - ameaçados de fome”.
 
Com a inauguração da Barragem/Represa do Bortolan, além de solucionar o problema de falta de energia elétrica, a cidade ganhou um novo atrativo turístico e cartão-postal. A represa também possibilitou a prática de esportes náuticos, inspirando um grupo de entusiastas a fundar o Clube Náutico Praia do Sol em 3 de agosto de 1959. Nos primeiros anos, o clube era conhecido pelas lanchas com motores potentes movidos a gasolina, então barata, e pela prática do esqui aquático. Famílias inteiras se reuniam na ensolarada península do clube, que havia sido aterrada com areia branca, imitando uma praia litorânea, o que deu origem ao nome Praia do Sol. Durante muitos anos, os esportes náuticos e os banhos na represa foram as atividades centrais do clube, deixando lembranças nostálgicas nos antigos frequentadores.
 
No entanto, com o crescimento acelerado da cidade, as águas do Rio das Antas foram se tornando mais poluídas, aguapés começaram a proliferar com certa frequência e o volume de água passou a ser reduzido, na época de estiagem, em função da priorização da produção de eletricidade. Com isso, o ponto turístico, com seu magnífico espelho d’água, tem sido gradualmente degradado, e os esportes náuticos inviabilizados. Esse declínio afeta moradores, turistas e os próprios empreendimentos ao redor da represa, como o clube. Ainda assim, permanece a esperança de que a cidade, que nasceu e se desenvolveu em torno da qualidade de suas águas, possa repensar a importância de seus rios e represas para as gerações futuras.
 
O Projeto Turismo Educativo 60+ é uma iniciativa de trabalho voluntário, educacional, social e turístico, idealizada pelo professor Flávio José Valente, com o objetivo de promover o senso de pertencimento e valorização da cidade por meio do "turismo cidadão", explorando a história, geografia e meio ambiente através de visitas aos atrativos turísticos locais. A Unabem, coordenada pela professora Adriana Gavião, é também um projeto voltado para pessoas com mais de 60 anos, que busca elevar a autoestima, estimular a sociabilidade e desenvolver capacidades cognitivas. Em conjunto, os projetos Turismo Educativo 60+ e Unabem realizam aulas e visitas guiadas, alternadamente, todas as quartas-feiras à tarde. As atividades são gratuitas, abertas à toda a comunidade, e contam com o apoio de transporte fornecido pela Secretaria de Promoção Social de Poços de Caldas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 9 8874-5236.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.